UGT - Comunicados

Notícias

2020

TVI 24 - UGT preocupada com os reflexos desta pandemia

2020-03-18
TVI 24 - UGT preocupada com os reflexos desta pandemia

O Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, considera que a economia não pode parar e mostra preocupação quanto aos reflexos desta crise, afirmando ainda que podem ser tomadas mais medidas por parte do Estado, deixando, no entanto, uma palavra de confiança para todos os portugueses.

RR - Coronavírus. Ajuda às empresas “é esforço considerável”, mas acesso tem de ser simplificado

2020-03-18
RR - Coronavírus. Ajuda às empresas “é esforço considerável”, mas acesso tem de ser simplificado

O secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), Carlos Silva, reconhece que o novo pacote de ajuda financeira às empresas, para enfrentar as consequências do coronavírus, “é um esforço considerável”.

“Para o esforço do país é realmente um esforço considerável, três mil milhões”, diz à Renascença o sindicalista. No entanto, acrescenta, pode não ser o suficiente.

“É fundamental que a economia continue a funcionar e para a economia funcionar é fundamental que os empregos sejam preservados”, sublinha.

Por isso, diz Carlos Silva, o executivo deve munir-se de uma “bazuca financeira”, recorrendo, por exemplo, “à disponibilidade da presidente da Comissão Europeia e do próprio Banco Central Europeu e do Eurogrupo em reforçarem o apoio aos estados da União Europeia, com mais uma injeção financeira”.

Carlos Silva alerta ainda para os riscos de virem a ser desrespeitados direitos dos trabalhadores. “Temos conhecimento que há empresas que vão deixar de laborar, já estão paradas, há ‘lay offs’ que podem eventualmente até ser abusivos e entrarem em esquemas que violem os direitos dos trabalhadores - imposição unilateral das férias, ‘lay offs’ abusivos, despedimentos coletivos, suspensão dos seus vínculos”, enumera.

(Fonte: Rádio Renascença)

Parceiros sociais apoiam a declaração do estado de emergência

2020-03-18
Parceiros sociais apoiam a declaração do estado de emergência

A emergência COVID-19 criou uma situação grave, de âmbito global, que só pode ser resolvida com respeito e reforço da cooperação internacional. A Declaração Conjunta, de 16 de março, dos parceiros europeus representados no Comité Económico e Social Europeu, apelando à conjugação de esforços, manifesta confiança nas medidas adotadas ou em preparação pela União Europeia e testemunha a unidade de ação, essencial neste momento crítico e de desfecho ainda imprevisível.

Consulte o documento no link abaixo

COVID 19: Mensagem do Secretário-geral da UGT

2020-03-17
COVID 19: Mensagem do Secretário-geral da UGT

Mensagem do Secretário-Geral da UGT Portugal, Carlos Silva, sobre a pandemia do COVID-19 que está a afetar Portugal e o Mundo.

Ver vídeo (Youtube)

UGT cancela comemorações do 1.º de Maio em Vila Real

2020-03-16
UGT cancela comemorações do 1.º de Maio em Vila Real

Face ao estado de ALERTA em que se encontra o País, e perante as medidas excepcionais a ter em conta, com o claro objetivo de evitar riscos de propagação e contaminação das nossas populações pelo coronavirus, o Secretariado Executivo da UGT decidiu cancelar as comemorações do 1º de Maio, DIA DO TRABALHADOR, agendadas para VILA REAL.

Oportunamente decidiremos qual o formato a adotar, para que a data seja devidamente dignificada.

Foi igualmente adiada a reunião do SECRETARIADO NACIONAL de dia 27 de março, a realizar em AVEIRO, para o dia 28 de Abril, no mesmo local.

Tais decisões enquadram-se no esforço nacional de defesa da saúde e da vida dos portugueses, estando a UGT totalmente empenhada no acompanhamento da situação junto dos seus filiados e com o Governo e restantes parceiros sociais em sede de COMISSÃO PERMANENTE DE CONCERTAÇÃO SOCIAL.

Tal como já transmitimos ao País, a UGT continuará a bater-se pelo princípio de equidade na aplicação de medidas de contingência a empresas e trabalhadores, defendendo que, nos casos em que os pais tenham de ficar em casa no acompanhamento dos filhos com idades até 12 anos, não podem ver os seus rendimentos diminuídos.

 

Saudações Sindicais

O SECRETARIADO EXECUTIVO DA UGT