UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT na tomada de posse da Ordem dos Enfermeiros

2019-12-13
UGT na tomada de posse da Ordem dos Enfermeiros

A UGT, representada pela Secretária-Geral Adjunta, Dina Carvalho, esteve presente na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros eleitos para o mandato 2020-2023, que teve lugar esta sexta-feira, em Lisboa. Recorde-se que a bastonária Ana Rita Cavaco foi reeleita no dia 06 de Novembro com 68,3% dos votos, naquela que foi considerada a “maior votação de sempre” em actos eleitorais da Ordem, triplicando o número de votantes em relação às eleições de 2015.

UGT junta-se ao desafio do consumo de água da torneira em prol de um ambiente mais sustentável

2019-12-13
UGT junta-se ao desafio do consumo de água da torneira em prol de um ambiente mais sustentável

A confederação sindical União Geral de Trabalhadores é a mais recente entidade que reforçou o seu compromisso com a água da rede pública da cidade.

A partir de agora, as instalações da Sede da UGT passam a ter disponíveis os jarros da EPAL nas salas de reuniões e áreas comuns incentivando o consumo de água da torneira de Lisboa, que é de excelente qualidade, e sensibilizando para a adoção de comportamentos amigos do ambiente que permitam assegurar um melhor futuro para as gerações vindouras.

A cerimónia simbólica contou com a presença de Sérgio Monte, Secretário Geral Adjunto, Vanda Cruz, Secretária Executiva, e José Vinagre, Secretário Executivo, e com Diana Constant, Responsável de Marketing da EPAL e Carla Silva também da Direção de Comunicação e Educação Ambiental da EPAL.

SINTAP - Trabalhadores da Saúde em greve a 20 de Dezembro

2019-12-11
SINTAP - Trabalhadores da Saúde em greve a 20 de Dezembro

A ausência de respostas por parte do Governo, em particular dos ministérios da Saúde e das Finanças, no que respeita à resolução dos inúmeros problemas vividos diariamente pelos trabalhadores dos hospitais EPE e demais serviços na dependência ou tutela do Ministério da Saúde, conduzindo à progressiva degradação das suas condições de trabalho e também da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, não deixa outra alternativa senão a da convocação de uma greve para o próximo dia 20 de dezembro.

 

Leia no link abaixo o comunicado do SINTAP

Concertação Social - UGT: "Competitividade não pode continuar a crescer à custa de baixos salários"

2019-12-09
Concertação Social - UGT: "Competitividade não pode continuar a crescer à custa de baixos salários"

Os parceiros sociais regressaram esta segunda-feira, à mesa das negociações da concertação social, com vista à obtenção de um Acordo de Médio Prazo sobre Competitividade e Rendimentos, na qual foi também abordada as medidas do Orçamento do Estado para 2020.

Em declarações no final do encontro e transmitidas pela RTP3, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou que deve haver medidas de equilíbrio já no Orçamento do Estado deste ano, para os trabalhadores, face às medidas apresentadas pelo Governo de compensações às empresas.

O líder sindical afirmou que a competitividade das empresas tem de estar lado a lado com a valorização salarial dos trabalhadores.

Carlos Silva referia-se à questão apresentada pelo Executivo de querer uma “melhoria substancial” do IRS em 2022 e não já no Orçamento deste ano, questionando se “as empresas merecem já compensação em 2020, os trabalhadores têm de esperar por 2022?”

"No IRS, a mexida em escalões, eventualmente um novo escalão ou novos escalões, [e/ou] a melhoria das taxas intermédias de IRS só se verificará a meio da legislatura", revelou o Secretário-geral da UGT. Fazendo de seguida uma exigência: "Nós defendemos que se há medidas de compensação para as empresas, devem ser acompanhadas por medidas para os trabalhadores". 

Carlos Silva avisou que, ou há mudanças ou a UGT não assina qualquer acordo. “Ou há efetivamente uma alteração de paradigma no nosso país e na nossa economia, ou então não vale a pena discutir acordos. Porque se houver acordos que só incidam sobre a competitividade e não melhorem os salários a UGT não está disponível para subscrever qualquer acordo com base nesta premissa.”

O dirigente sindical deixou ainda um desafio ao Governo para que este “não empurre com a barriga para a frente" as medidas que podem melhorar o rendimento disponível dos trabalhadores em Portugal. "O Governo devia ir mais além na melhoria dos rendimentos dos trabalhadores, sobretudo da classe média", pediu.

(Fonte: RTP3)

 

UGT marca presença no 3.º Fórum Saúde Mental no Local de Trabalho

2019-12-06
UGT marca presença no 3.º Fórum Saúde Mental no Local de Trabalho

A UGT marcou presença no 3.º Fórum Saúde Mental no Local de Trabalho, que se realizou no dia 5 de Dezembro, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

A central sindical representada pela Secretária-geral Adjunta, Dina Carvalho, participou neste encontro que pretendeu contextualizar a importância da promoção da saúde e de bem-estar no local de trabalho, dando a conhecer iniciativas desenvolvidas com este objectivo.