UGT - Comunicados

Notícias

2017

Reunião com P.M - Líderes sindicais na defesa de uma Europa Social

2017-12-01
Reunião com P.M - Líderes sindicais na defesa de uma Europa Social

Teve hoje lugar em São Bento, o encontro agendado entre os líderes sindicais da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), da UGT e da CGTP, com o Primeiro-ministro, António Costa.

Este encontro teve como objectivo, entre outros temas, abordar a importância de uma Europa Social, com destaque para o Pilar Social Europeu, recentemente aprovado, e a necessidade de o Governo português aplicar agora acções concretas. Em resposta a este desafio, o Primeiro-ministro demonstrou abertura para se darem passos nesse sentido.

Foi também analisada a necessidade de uma convergência dos salários a nível europeu e reafirmada a crítica às declarações da comissária europeia, Marianne Thyssen sobre o aumento do salário mínimo nacional em Portugal e os efeitos sobre o emprego, um tema que já tinha também merecido por parte da UGT a sua total rejeição.

No final do encontro, em declarações aos jornalistas, ambos os Secretários-gerais da CES e da UGT afirmaram verem com bons olhos a candidatura do Ministro das Finanças português à presidência do Eurogrupo.

Para Luca Visentini, a eleição de Mário Centeno representa uma viragem na política económico-financeira. “"Se o ministro das Finanças vencer será um passo na direção certa. A União Europeia precisa de pôr de lado as políticas de austeridade, apostando no investimento, no crescimento e no emprego", afirmou o Secretário-geral da CES.

Já o líder da UGT considera que a candidatura do ministro das Finanças português “é boa para Portugal, e é boa também para a Europa”. “A UGT vê com bons olhos a possibilidade de Mário Centeno ser presidente do Eurogrupo”, afirmou.

UGT reuniu com Rui Rio

2017-11-28
UGT reuniu com Rui Rio

A UGT recebeu hoje na sua sede o candidato à presidência do Partido Social Democrata, Rui Rio.

Este encontro solicitado pelo candidato teve como objectivo discutir a situação económica e a realidade do País. 

A UGT fez-se representar nesta reunião pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, os Secretários-gerais Adjuntos, Dina Carvalho e Sérgio Monte, bem como os Secretários Executivos, Catarina Tavares e Luís Filipe Costa.

Ver fotos (Flickr)

UGT desenvolve parceria com a CONFAGRI

2017-11-27
UGT desenvolve parceria com a CONFAGRI

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, reuniu hoje com a direcção da CONFAGRI, nomeadamente com o seu presidente, o comendador Manuel Santos Gomes, no sentido de se dar o pontapé de partida à preparação da conferência organizada pelas duas organizações para o mês de Março do próximo ano.

Esta iniciativa cuja realização está prevista para a vila de Castanheira de Pêra tem como objectivo, após um levantamento dos danos provocados pelos incêndios à economia local, debater os princípios orientadores de uma política de desenvolvimento do interior e de ordenamento do território. 

III Congresso da UGT- Portalegre elege uma mulher como Presidente

2017-11-26
III Congresso da UGT- Portalegre elege uma mulher como Presidente

O III Congresso da UGT-Portalegre que decorreu este sábado no Centro de Formação Profissional do IEFP na Zona Industrial de Portalegre elegeu Maria de Fátima Queiróz Alves como a nova Presidente.

A presidente eleita, que sucede a Chambel Tomé afirmou no seu discurso que tudo fará em prol do distrito, assumindo o compromisso de ser “uma voz interventiva” na procura de soluções para a criação de emprego.

Fátima Alves acrescentou ainda que irá continuar a lutar pela defesa dos trabalhadores, pela igualdade de género e pela igualdade salarial.

A sessão de encerramento contou também com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva que demonstrou o seu regozijo pela eleição de uma mulher para a dirigir a estrutura sindical durante os próximos quatro anos.

O líder da UGT lembrou ainda ao Governo que as regiões do interior como Portalegre “precisam de mais atenção” e instou o Executivo de António Costa a não fechar mais organismos públicos no interior e a promover incentivos às empresas para que fixem no distrito.

Veja abaixo os novos órgãos sociais eleitos na UGT-Portalegre:

 

SECRETARIADO                                                              

SITESE     Maria de Fátima Ribeiro Queiróz Alves - PRESIDENTE                                        

SINDEP – João José Forte Neves                                      

SINDEQ – Dora Sofia Remígio

FNE/SDPSUL – Luía Miguel Casqueira Romão                                        

SBSI – Armando Mantas Baguinho

FNE/SDPSUL – António Chambel Dias

SINDEL – Paulo Alexandre Mendes Reizinho

SINAPE – Fernando Jose´Mangerona Raimundo

                               

MESA DO CONGRESSO E DO CONSELHO GERAL                                                 

Presidente – Alcino Inês dos Santos (FNE)                        

V. Presidente – Patrícia Aires Costa (SITESE)

Secretária – Paula Maria Ascensão Palhinhas Neves (SINDEP)

                                                                                       

CONSELHO FISCALIZADOR DE CONTAS                                                               

Presidente – Marco Oliveira (SBSI)                              

V. Presidente – António Parra (SITESE)                                            

Secretário – António Chaparro (SINAPE)            

UGT defende aumento do Salário Mínimo para os 585 Euros

2017-11-25
UGT defende aumento do Salário Mínimo para os 585 Euros

O Secretário-Geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, no final da reunião de concertação social manteve a proposta da central de aumento so Salário Mínimo Nacional para os 585€ já em janeiro de 2018. 

(Fonte: TVI)