UGT - Comunicados

Notícias

2018

Secretário-geral da UGT no Em Nome da Lei

2018-06-23
Secretário-geral da UGT no Em Nome da Lei

A concertação social e o acordo “Combater a precariedade e reduzir a Segmentação Laboral e Promover um maior dinamismo da Negociação Colectiva” foram os temas em debate no Em Nome da Lei, da Rádio Renascença. O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, foi um dos convidados presentes.

Greve Nacional / Concentração dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica

2018-06-22
Greve Nacional / Concentração dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica

O SINDITE e o SINTAP (ambos filiados na UGT) convocaram para amanhã (22 de Junho) uma greve  pela ausência de resposta da tutela aos pedidos de negociação suplementar em matérias nas quais não houve acordo. Para assinalar esta paralisação, os sindicatos irão concentrar-se, às 16h30, frente à Assembleia da República, seguindo depois em vigília para a residência oficial do Primeiro-ministro, a quem irão entregar um manifesto.

Os sindicatos continuam a reivindicar:

- Tabela Salarial com paridade com outras de igual exigência habilitacional e profissional, que assegure uma efetiva valorização salarial;

- Regras de transição e posicionamento dos trabalhadores em CTFP e em CIT, respetivamente na nova tabela salarial;

- Relevância da contagem de tempo de serviço, anterior ao processo de transição, para a carreira especial de TSDT’s, para efeitos de progressão e promoção na nova carreira;

- Remunerações dos TSDT’s Directores e Coordenadores;

- Definição dos princípios do sistema de avaliação de desempenho a aplicar aos TSDT’s;

- Relevância da avaliação do desempenho anterior ao processo de transição para a carreira especial de TSDT’s, para efeitos de alteração da posição remuneratória na nova carreira;

As organizações sindicais exigem que os TSDT’S sejam tratados como TODOS os Técnicos Superiores da Administração Pública, nomeadamente do Sector da Saúde. Querem equidade relativamente a outras Carreiras com igual exigência de grau habilitacional e profissional.

No final da vigília, uma delegação de dirigentes sindicais, na qual a UGT estará representada pela Secretária-geral do SINDITE, Dina Carvalho, e pelo Secretário-geral do SINTAP, José Abraão, entregarão um manifesto ao chefe do executivo, estando disponíveis depois para prestar declarações aos jornalistas presentes.

Leia o Comunicado conjunto das organizações sindicais no link abaixo

UGT-Porto promove debate sobre "O Mecanismo da Caducidade na Negociação Coletiva”

2018-06-22
UGT-Porto promove debate sobre "O Mecanismo da Caducidade na Negociação Coletiva”

A UGT esteve representada pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, e pelos Secretários Executivos, Carlos Alves e Luís Costa, num seminário promovido pela UGT-Porto dedicado ao tema “O Mecanismo da Caducidade na Negociação Coletiva”.

Neste encontro, a UGT não pode deixar de esclarecer as alterações que o recente acordo de concertação social introduziu ao nível da negociação colectiva, reafirmando que o compromisso alcançado é importante para os trabalhadores, na medida em que contém um conjunto de medidas fulcrais para afrontar os principais problemas do nosso mercado de trabalho e para reverter algumas das injustificadas alterações que foram assumidas durante o período da crise, Para os dirigentes da UGT, este acordo garante condições acrescidas para que o caminho do crescimento possa ser mais justo e inclusivo, com uma mais efectiva regulação das condições de vida e de trabalho e com emprego de qualidade.

O seminário contou também com as intervenções dos Secretários Gerais do SINDEL (Rui Miranda) e do SINDEQ (Osvaldo Pinho).

Ver fotos (Flickr)

Ferroviários alcançam acordo - A Segurança em primeiro

2018-06-22
Ferroviários alcançam acordo - A Segurança em primeiro

Em consequência do acordo assinado com os sindicatos do sector ferroviário pelo Secretário de Estado das Infraestruturas e pela Administração da CP, foi suspensa a greve em defesa da segurança ferroviária e dos postos de trabalho agendada para os dias 23 e 24 de Junho.

Este acordo é fruto da luta e unidade dos trabalhadores ferroviários, de todas as categorias profissionais, sendo estes os obreiros desta conquista.

Foi conseguido mais um importante passo na defesa da segurança ferroviária.

 

Secretariado Nacional: Intervenção do Secretário-Geral da UGT - Fundão

2018-06-21
Secretariado Nacional: Intervenção do Secretário-Geral da UGT - Fundão

Intervenção inicial do Secretário-Geral da UGT Portugal, Carlos Silva no Secretariado Nacional da UGT descentralizado no Fundão junto dos trabalhadores e das populações do interior.

Ver vídeo (Youtube)