UGT - Comunicados

Notícias

2016

UGT em Ponte de Sôr

2016-02-12
UGT em Ponte de Sôr

A convite do SINDEQ, o Secretário-geral e vários dirigentes da Central deslocaram-se a Ponte de Sôr para promover uma série de encontros com o município, empresários e trabalhadores da cidade.

Na Câmara Municipal a comitiva da UGT foi recebida pelo Presidente, Hugo Hilário e pelo vereador, Luís Jordão e, em reunião, o Secretário-geral, Carlos Silva, teve a oportunidade de realçar novamente a postura de diálogo e propositura que marcam a acção da central na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Ainda no período da manhã, a delegação da UGT teve a oportunidade de visitar a fábrica SEDACOR, ligada ao sector da exportação de produtos de cortiça, onde falou com a administração e com os trabalhadores  tomando conhecimento da situação vivenciada nesta empresa. Esta unidade industrial está integrada no grupo JpsCorkGroup criado em 1924 e que desde essa data se dedica à produção de artigos de cortiça visando o mercado nacional e internacional.

A tarde começou com uma reunião na delegação regional do SINDEQ em Ponte de Sôr onde vários dirigentes sindicais da região juntamente com o director do CEFOSAP, Jorge Mesquita, abordaram a questão da formação sindical.

À margem da visita a Ponte de Sôr, o Secretário-geral questionado pelos jornalistas sobre a necessidade de poderem ser tomadas medidas adicionais de forma a garantir que o Orçamento do Estado de 2016 cumpre o Pacto de Estabilidade, Carlos Silva afirmou que o Executivo deve manter uma determinada linha de actuação que permita o fim da austeridade que assombrou os portugueses nos últimos anos.

O líder sindical também não se mostrou espantado com o facto de o Eurogrupo ter exigido medidas adicionais caso não seja cumprido o controle da dívida pública, mas considerou que devemos esperar pela aprovação do OE e pela sua implementação.

Salientou mais uma vez que existe "sensibilidade social" na proposta de Orçamento e que "não será pela UGT e por outros parceiros sociais que o OE não terá sucesso".

Clique AQUI e veja a Fotogaleria 

Clique AQUI e veja as declarações do Secretário-geral

 

Ver fotos (Flickr)

UGT-Algarve tem uma nova sede

2016-02-12
UGT-Algarve tem uma nova sede

A UGT- Algarve inaugurou hoje as suas novas instalações na Rua Dr. José Filipe Álvares,nº 11, em Faro.

A sessão inaugural contou com uma forte participação de dirigentes sindicais, a nível regional e nacional, e contou também com a presença de vários convidados, designadamente do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, da delegada regional do IEFP, Madalena Feu e diversas entidades associativas e empresariais locais.

No discurso aos presentes nesta iniciativa,Carlos Silva enalteceu o papel desenvolvido pelas uniões em cada região, o seu trabalho de proximidade junto dos trabalhadores no apoio à resolução dos seus problemas. O líder da central sindical acrescentou ainda que este trabalho de proximidade desenvolvido designadamente pela UGT-Algarve, tem motivado o crescimento do número de sindicalizados nas organizações filiadas na UGT. 

Clique AQUI para ver as fotos desta iniciativa

Clique no link abaixo para ver o vídeo do momento da inauguração

 

Ver vídeo (Youtube)

UGT apoia combate às baixas fraudulentas

2016-02-11
UGT apoia combate às baixas fraudulentas

A UGT apoia a intervenção do Estado no combate às baixas fraudulentas.

O Governo revelou que vai ser reforçada a fiscalização das baixas por doença acima de 30 dias.

Em relação às reformas antecipadas, a central sindical considera que não devem ser penalizadas as carreiras contributivas.

(Fonte:RTP)

Clique no link abaixo e veja as declarações do Secretário-geral da UGT

Ver vídeo (Youtube)

UGT considera que o OE 2016 para 2016 mantém "uma forte componente social"

2016-02-10
UGT considera que o OE 2016 para 2016 mantém "uma forte componente social"

No final da audiência com o Primeiro-Ministro, o Secretário-geral da UGT explicou porque considera o Orçamento do Estado para 2016 "globalmente positivo".

(Fonte: TVI24)

Clique no link abaixo e veja as declarações de Carlos Silva

 

Ver vídeo (Youtube)

UGT recebe a Associação de Empresas Familiares

2016-02-10
UGT recebe a Associação de Empresas Familiares

A UGT recebeu esta tarde na sua sede a Associação de Empresas Familiares para uma reunião.

Neste encontro a associação apresentou à central sindical novas ideias de relacionamento entre as empresas e os sindicatos.

Ver fotos (Flickr)