Dois dias de luta na Empresa Alfatubo - Plásticos Técnicos, em Vila Nova de Famalicão.
O SINDEQ (Sindicato das Indústrias e Afins), filiado na UGT, convocou uma greve para os dias 01 e 02 de julho e anunciou a realização de uma manifestação geral, no dia 02 de julho, pelas 09h30, à porta das instalações da fábrica.
Em causa está a inexistência de diálogo credível com a administração em matérias importantes como: a requalificação de categorias profissionais, a formação profissional, higiene e segurança no trabalho, entre outras.
Leia o comunicado do SINDEQ na íntegra no link abaixo
O Secretário-geral do SINTAP, José Abraão, e o Coordenador da Secção Regional do Alentejo, Joaquim Grácio Ribeiro, acompanhados de outros dirigentes sindicais nacionais e regionais do SINTAP, vão estar presentes no plenário de trabalhadores(as) da carreira de assistente operacional do ensino pré-escolar e dos jardins de infância sob tutela do município de Almada.
O plenário terá início às 10h00m de quarta-feira, 3 de julho, defronte do edifício da Presidência da autarquia almadense, sito no largo 5 de outubro/jardim da Cova da Piedade.
Com esta iniciativa, além de dar voz aos(às) trabalhadores(as), escutando quais os principais problemas que afetam o dia-a-dia dos(as) assistentes do ensino pré-escolar e dos jardins de infância, o SINTAP pretende sensibilizar a Presidente da Câmara, Inês de Medeiros, no sentido da resolução urgente das questões consideradas prioritárias tendo em vista a defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as) e a dignificação das suas carreiras.
A FESAP, em representação dos trabalhadores do setor da saúde, dos assistentes operacionais e administrativos, esteve ontem em greve e encerrou serviços de norte a sul do país.
Num balanço, o Secretário-geral da FESAP, José Abraão, afirmou que esta paralisação teve uma adesão entre os 75% e os 100%, afectando os serviços de consultas e o apoio ao secretariado de norte a sul do país.
Os trabalhadores exigiram aumentos salariais, a admissão de novos efectivos, a abertura da ADSE a quase 20 mil trabalhadores com contratos individuais de trabalho e a criação da carreira de técnico auxiliar.
(Fonte:RTP)
No dia em que o Secretariado Nacional da UGT se reuniu para debater a actual situação política e social, o Secretário-geral, Carlos Silva, em declarações aos jornalistas, acusou o Parlamento de atrasar a concretização do acordo de concertação social, colocando em causa o reforço dos direitos de milhares de trabalhadores, especialmente os precários, tudo isto devido a visões puramente ideológicas de quem não gosta do diálogo social.
Decorreu, na Cidade de Valpaços, a inauguração do novo espaço de apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Este gabinete resulta de uma parceria liderada pela UGT de Vila Real com o IEFP e o Município de Valpaços. O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), consolida a política de descentralização e de proximidade da UGT de Vila Real, que já conta até ao momento com a permanência desta Central Sindical em 5 concelhos do Distrito de Vila Real. (Vila Real, Chaves, Valpaços, Peso da Régua e Murça).