UGT - Comunicados

Notícias

2021

CPCS | UGT reage à possibilidade de endurecimento das restrições anunciadas pelo Governo

2021-01-08
CPCS | UGT reage à possibilidade de endurecimento das restrições anunciadas pelo Governo

Veja as declarações do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, no final da reunião de concertação social desta tarde, onde o Governo anunciou que está preparado para endurecer as restrições face ao aumento de novos casos confirmados de infecção por Covid-19 nos últimos dias.

A UGT, com o seu sentido de responsabilidade, disse ao Governo que está preparada para aceitar medidas que visem conter a pandemia, sem que as mesmas levem ao estrangulamento da economia e à destruição de postos de trabalho.

A central sindical faz-se representar neste encontro pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pela Presidente, Lucinda Dâmaso, pelos Secretários-Gerais Adjuntos, Sérgio Monte e Ana Paula Bernardo, e pelo Secretário Executivo, Carlos Alves.

 

SIC Noticias | Presidente do SOJ: "Sucessão de trapalhadas colocam em causa imagem da Justiça"

2021-01-05
SIC Noticias | Presidente do SOJ: "Sucessão de trapalhadas colocam em causa imagem da Justiça"

Na SIC Notícias, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça fala num "acumular de situações, casos e trabalhadas" de Francisca Van Dunem, que deixam perceber "um total desrespeito pelo Estado de Direito Democrático". Afirma mesmo que a ministra "encontrou sempre razões instrumentais para não cumprir a lei".

Carlos Almeida critica a falta de explicações da parte de Francisca Van Dunem, mas afirma que "é mais do mesmo": "A nomeação não é feita por acaso".

O sindicato entende ainda que a ministra da Justiça deve ponderar abandonar o cargo, porque segundo a avaliação que fizeram "já não há margem para continuar".

Francisca Van Dunem tem estado no centro de uma polémica após a notícia que dava conta que, numa carta enviada para a União Europeia, em 2019, o Governo apresentou dados falsos sobre o magistrado preferido do Executivo para procurador europeu, José Guerra - após indicação do Conselho Superior do Ministério Público -, depois de um comité de peritos ter considerado Ana Carla Almeida a melhor candidata para o cargo.

Ver link

Jornal de Negocios | Como Carlos Silva vê 2021

2021-01-04
Jornal de Negocios | Como Carlos Silva vê 2021

2020 foi um ano diferente. E, como tal, 2021 é de esperança.

Pelo 12º ano consecutivo, o Jornal de Negócios realizou um inquérito aos líderes nacionais para saber as perspectivas para o ano que agora entrou. A UGT Portugal mais uma vez respondeu ao desafio.

Eis as perspectivas do Secretário-geral, Carlos Silva.

“A par do combate à pandemia, a aposta num forte relançamento económico, no combate ao desemprego e às desigualdades, que esta crise veio acentuar, e na melhoria dos rendimentos dos trabalhadores tem de ser a prioridade de 2021.

O Governo português tem aqui especiais responsabilidades não só no plano nacional, em que desafios como o do investimento, da melhoria dos serviços públicos, do reforço da formação profissional e da valorização dos salários não podem continuar a ser adiados.

Mas também no plano europeu, no qual, no quadro da sua presidência da U.E., o Governo deve concretizar uma agenda de desenvolvimento centrada nas pessoas e no aprofundamento da Europa Social, assegurando, por isso, os adequados instrumentos, nomeadamente financeiros.”