UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT reúne com o Presidente da Câmara Municipal de Viseu

2019-02-28
UGT reúne com o Presidente da Câmara Municipal de Viseu

Antecedendo os trabalhos do Secretariado Nacional, uma delegação da UGT liderada pelo Secretário-geral Carlos Silva, reuniu, no dia 28 de fevereiro, com o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques.

Neste encontro a UGT teve oportunidade de apresentar cumprimentos e tomar conhecimento das iniciativas e políticas desenvolvidas pelo executivo camarário, bem como as dinâmicas e sinergias desenvolvidas com as organizações sindicais da região, designadamente com a UGT-Viseu.

Nesta reunião estiveram presentes além do Secretário-geral, a Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Paula Bernardo, Dina Carvalho e José Cordeiro, e ainda o Presidente da UGT-Viseu, Manuel Teodósio.

Newsletter Formação Profissional

2019-02-28
Newsletter Formação Profissional

O Departamento de Formação Profissional da UGT iniciou um trabalho de recolha de informação sobre as matérias de formação profissional a nível nacional e internacional que será divulgada pelos sindicatos, uniões e trabalhadores.

Descarregue a 1º edição no link abaixo

Ver link

Antena Aberta - Comentário de Carlos Silva à greve dos enfermeiros e aos alertas do Presidente da República

2019-02-27
Antena Aberta - Comentário de Carlos Silva à greve dos enfermeiros e aos alertas do Presidente da República

Oiça o comentário do Secretário-geral da UGT à decisão do Supremo tribunal Administrativo sobre a requisição civil à greve dos enfermeiros e os alertas dados pelo Presidente da República relativos aos serviços mínimos e ao modo de financiamento das greves.

Também o Secretário-geral Adjunto da UGT comentou em directo no Fórum TSF a decisão do Supremo Tribunal Administrativo relativo à Greve dos Enfermeiros e as recomendações do Presidente da República.

Uniões reunidas para debater novas dinâmicas

2019-02-25
Uniões reunidas para debater novas dinâmicas

Os dirigentes da UGT e os presidentes das uniões distritais da central reúnem-se nos dias 25 e 26, no INATEL da Foz do Arelho, para promover o debate e a reflexão sobre as novas dinâmicas a empreender pelas organizações distritais, no que respeita às questões da formação profissional como factor de proximidade às populações e às problemáticas dos trabalhadores. A apresentação das questões relativas à formação profissional e a sua importância para a empregabilidade estiveram a cargo do director do CEFOSAP, Jorge Mesquita, e das responsáveis pela formação, Isabel Mendes e Isabel Dias.

A UGT faz-se representar pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, e pelo Secretário Executivo, Joaquim Mendes Dias.

UGT debate o "Emprego no interior de Portugal"

2019-02-24
UGT debate o "Emprego no interior de Portugal"

A UGT participou na pessoa do seu Secretário-geral, Carlos Silva, no dia 23 de Fevereiro numa conferência subordinada ao tema “Debater o Emprego no interior de Portugal”. Esta foi uma iniciativa organizada pela JS de Castanheira de Pêra que contou com a presença dos oradores Jorge Henriques, vice-presidente da CIP, dos Secretários de Estado do Emprego e da Valorização do Interior, Miguel Cabrita e João Paulo Catarino, respectivamente, e do deputado da Assembleia da República, Ivan Gonçalves.

Na sua intervenção, o líder da UGT afirmou que era necessário mudar a forma de encarar o Interior e que ter trabalhos estáveis e dignos é a melhor forma de fixar populações, ressalvando os esforços já desenvolvidos pelo Governo nesta legislatura para inverter o processo de despovoamento de grande parte do território nacional. Acrescentou ainda que a UGT continuará a defender esta linha de ação, sendo que é uma das linhas programáticas da central para o mandato em curso.