UGT - Comunicados

Notícias

2018

Conferência das Uniões Distritais da UGT em Viseu

2018-07-06
Conferência das Uniões Distritais da UGT em Viseu

6 de Julho de 2018 foi o dia escolhido para a realização da Conferência das Uniões UGT em Viseu, sob o lema "O papel dos sindicatos nas Uniões".

A importância duma política sindical de proximidade, bem como a articulação dos sindicatos filiados na UGT e representativos em cada distrito do país é um dos pilares de ação que as Uniões UGT pretendem desenvolver e aperfeiçoar.

Esta conferência contou também com a presença do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, que salientou o importante papel que as Uniões distritais da UGT têm no levantamento e na resolução de muitos dos problemas que os trabalhadores portugueses enfrentam um pouco por todo o país.

Estiveram ainda presentes, os Secretários Executivos, Joaquim Mendes Dias e Paula Viseu, elos de ligação da central sindical às Uniões distritais, assim como o Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita, que sublinhou os efeitos positivos que as ações de formação desenvolvidas pela país têm na melhoria da capacidade de resposta dos trabalhadores e das empresas.

UGT na Assembleia da República em defesa do acordo tripartido

2018-07-06
UGT na Assembleia da República em defesa do acordo tripartido

Uma delegação ao mais alto nível da UGT, liderada pelo Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, e também por vários lideres de organizações sindicais filiadas nesta central sindical, marcaram presença na Assembleia da República para assistir ao debate e à votação dum enorme pacote de medidas legislativas que visam alterar a legislação laboral.

A UGT assinou um acordo tripartido em sede de concertação social "Combater a precariedade e reduzir a segmentação laboral e promover um maior dinamismo da negociação coletiva" e foi nesse espírito e na plena defesa do acordo e do diálogo social que a UGT apela ao Parlamento que seja capaz de legislar e de apresentar medidas que defendam o espírito do acordo tripartido, pois quem acredita na plena democracia, tem naturalmente de dar consequência ao resultado da livre negociação das partes deste órgão constitucionalmente consagrado, que é a CPCS.

 

 

UGT no IV Seminário Nacional de Educação e Formação de Adultos

2018-07-06
UGT no IV Seminário Nacional de Educação e Formação de Adultos

A Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, em parceria com a Câmara Municipal de Almada e a UGT, realizaram o IV Seminário Nacional de Educação e Formação de Adultos, na cidade de Almada.

José Cordeiro, Secretário Executivo da UGT, representou a central sindical na sessão de abertura, salientando a importância para o movimento sindical da necessidade urgente de qualificação de adultos e do combate a iliteracia ainda existente em Portugal.

Por outro lado é preciso combater ferozmente o abandono escolar e criar medidas de integração social com uma abordagem multidimensional e de forte pendor na educação e formação.

Ver fotos (Flickr)

UGT recebe o MODERP

2018-07-05
UGT recebe o MODERP

A UGT recebeu para uma reunião a direcção da ANAPRE/MODERP (Associação Nacional de Aposentados, Pensionistas e Reformados), organização que integra a central sindical, e que solicitou este encontro para abordar as questões que afectam os reformados em Portugal.

A delegação da UGT, liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, e composta ainda pelos Secretários-gerais Adjuntos, Luís Correia e Sérgio Monte, e o Secretário Executivo, Luís Costa, teve ainda a oportunidade de debater com os membros da direcção do MODERP as matérias que estiveram em causa no processo de candidatura desta estrutura à integração no Conselho Económico e Social (CES).

Ver fotos (Flickr)

UGT reúne com nova direção do SITEMA

2018-07-04
UGT reúne com nova direção do SITEMA

Decorrido o ato eleitoral para os novos órgãos sociais do SITEMA, que culminou na eleição de Renato Marques para Presidente da Direção desta organização sindical, a UGT recebeu na sua sede uma delegação do SITEMA para abordar as questões inerentes ao seu setor de atividade.

A delegação da UGT, liderada pelo Secretário Geral, Carlos Silva e composta ainda pelo Secretário Geral Adjunto, Sergio Monte e os Secretários Executivos, José Vinagre e Luis Costa, teve ainda a oportunidade de discutir as questões salariais, bem como a situação da negociação coletiva no setor de atividade.