UGT - Comunicados

Notícias

2016

UGT apoia a candidatura do Engº António Guterres ao cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas

2016-03-18
UGT apoia a candidatura do Engº António Guterres ao cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas

A candidatura do Eng.º António Guterres a Secretário-Geral das Nações Unidas foi formalizada, pelo Governo português, em Janeiro passado, junto daquela Instituição.

A larga experiência política e governativa, a elevação, a capacidade diplomática e de construção de compromissos, a sensibilidade social e a excelência que sempre presidiram à sua actuação nacional e internacional, nos cargos de relevância planetária que desempenhou, revelaram aspectos da sua vida pública, reconhecidos pela generalidade dos portugueses e dos mais variados agentes políticos internacionais, factores que tornaram esta candidatura merecedora de um amplo consenso nacional e com apoios já consolidados nesta caminhada para o mais alto cargo das Nações Unidas.

Não basta saudar esta candidatura só pelo facto de o seu protagonista ser português.

António Guterres é hoje uma figura nacional incontornável nos roteiros das organizações internacionais, com um prestígio assente nas suas qualidades morais e éticas intrínsecas, onde devemos destacar os mais de 10 anos em que assumiu o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, que o colocam na posição privilegiada de profundo conhecedor do sistema das Nações Unidas.

Nessas funções, enfrentou e geriu desafios de proporções inimagináveis, como o drama humanitário da recente vaga de refugiados para a Europa (a maior migração desde a Segunda Guerra Mundial), em que, mais uma vez, ficou clara a sua faceta humanista de homem incansável na luta pela paz e pelos direitos humanos.

Estamos convictos que o Eng.º António Guterres, no exercício do cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas, contribuirá indubitavelmente, de forma ímpar, para a concretização dos objectivos daquela organização, para a construção de um Mundo mais justo, unido e solidário e para o reforço do papel e do prestígio de Portugal no seio das Nações.

O SECRETARIADO NACIONAL DA UGT manifesta, de forma inequívoca, o seu total apoio à candidatura do Engº ANTÓNIO GUTERRES ao cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas, e apela a todos os portugueses para que a considerem um verdadeiro desígnio nacional.

Viseu, 18 de Março de 2016                                                     

                                                 O SECRETARIADO NACIONAL

                                         Aprovada por Unanimidade e Aclamação

Visita Institucional : UGT em força na cidade de Bragança

2016-03-11
Visita Institucional : UGT em força na cidade de Bragança

A convite da UGT-Bragança, uma forte delegação da UGT liderada pelo Secretário-geral, Carlos Silva, deslocou-se a Bragança para reunir com organismos públicos, empresas e trabalhadores da cidade.

O primeiro encontro foi com o Presidente da Câmara Municipal, Hêrnani Dias, onde a central sindical apresentou as suas preocupações relativamente às questões da interioridade e do desemprego que afectam esta zona do País.

Além da Câmara Municipal, a comitiva da UGT ainda teve a oportunidade de se deslocar ao Call Center da PT que se encontra instalado em Bragança desde 2004 e que levou a  desenvolvimento da região e à criação de vários postos de trabalho.

No final da manhã a UGT contactou com o mundo académico, com uma visita às instalações do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

À margem dos vários encontros, em declarações aos jornalistas, o Secretário-geral informou que relativamente à notícia de encerramento do call center da PT em Bragança, a informação que lhe foi transmitida é que tal não correpondende à verdade. Questão que vai ao encontro das expectativas criadas de fixação de pessoas no interior e a criação de postos de trabalho, uma das mensagens transmitidas na sua deslocação a Bragança.

Congratulou-se também com a decisão do Governo de criar uma unidade de missão para valorização do interior, o que no seu entender "é fundamental para que o País não se desertifique e que se combata o envelhecimento da população". Esta será também uma das mensagens a transmitir ao Primeiro-Ministro na reunião de preparação do Conselho Europeu que terá lugar na próxima segunda-feira e na qual levantará também o tema da abertura ao investimento para a conclusão das obras no túnel do Marão e da apósta nos corredores de mobilidade através das ligações ferroviárias a Espanha.

Acrescentou ainda que é necessário investimento em políticas públicas, políticas activas de emprego e formação profissional, assumindo neste campo, sindicatos, empresários e municípios um papel essencial na criação de condições para que as pessoas continuem a apostar no interior.

Durante a tarde, a UGT-Bragança para assinalar o Dia da Mulher proporcinou à delegação da UGT uma visita ao Centro de Fotografia Georges Dussaud e ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, local onde teve lugar o Conselho Geral da união distrital.

Clique no link abaixo para a fotogaleria

UGT recebe o Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais

2016-03-10
UGT recebe o Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais

Uma delegação da UGT, constituída pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelos Secretários-gerais Adjuntos, Luís Correia e Nobre dos Santos, e o Secretário Executivo, Sérgio Monte, recebeu hoje na sua sede os representantes do Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais (SNAS).

Esta reunião solicitada a pedido desta organização sindical teve como objectivo apresentar a situação actual e respectivos problemas vividos pelos assistentes sociais em Portugal e formalizar o pedido de adesão à UGT. Face a este pedido, o Secretário-geral informou que levará esta questão à reunião do próximo Secretariado Nacional que se realiza em Viseu no próximo dia 18.

 

Ver fotos (Flickr)

RDP Internacional - Secretário-geral fala sobre os direitos dos trabalhadores portugueses no estrangeiro

2016-03-04
RDP Internacional - Secretário-geral fala sobre os direitos dos trabalhadores portugueses no estrangeiro

O Secretário-geral da UGT foi o convidado de hoje do programa Câmara dos Representantes, da RDP Internacional.

O líder da UGT analisou e expôs a posição da central sindical sobre os direitos dos trabalahdores portugueses no estrangeiro.

Clique no link abaixo e oiça a entrevista ao Secretário-geral da UGT na íntegra.

Ver link

SINDETELCO marca Greve no Diário Económico

2016-03-03
SINDETELCO marca Greve no Diário Económico

O SINDETELCO apresentou hoje um pré-aviso de greve de 24 horas, para o dia 10 de Março nas empresas ST e SF e ETV que detém as publicações e tv do Diário Económico.

Clique no Link abaixo e veja o pré-aviso