UGT - Comunicados

Notícias

2019

CSIR Alentejo/Extremadura reúne em Badajoz

2019-07-25
CSIR Alentejo/Extremadura reúne em Badajoz

Foi na sede da UGT Extremadura, em Badajoz, que decorreu no dia 23 de Julho, uma reunião da Comissão Executiva do Conselho Sindical Inter-regional, Alentejo-Extremadura (CSIR).

A UGT-Portalegre mantem a presidência do CSIR Alentejo/Extremadura (Conselho Sindical Inter-regional), constituído em 1994, que reúne também a restante estrutura da UGT Alentejo (Portalegre, Évora e Beja), a UGT Extremadura, a CGTP-IN Alentejo e as CCOO – Comissiones Obreras de Extremadura, num total de 12 elementos que representam a Comissão Executiva, e que se constitui como um instrumento criado pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) para fomentar "a cooperação transfronteiriça entre os sindicatos dos países vizinhos, com o objectivo de defender os interesses comuns dos trabalhadores".

A actividade dos CSIR (existem mais três na relação Portugal/Espanha) centra-se na mobilidade transfronteiriça, o direito à livre circulação, a manutenção dos direitos, e a vigilância e luta contra o dumping económico e social.

Em análise neste encontro estiveram as prioridades de actuação no presente mandato, a análise dos programas europeus e fundos estruturais, assim como a participação do CSIR Alentejo-Extremadura ao nível europeu, para além de outros assuntos de interesse.

UGT considera que protestos no Parlamento são um desrespeito pelas instituições democráticas

2019-07-19
UGT considera que protestos no Parlamento são um desrespeito pelas instituições democráticas

“A casa da democracia ficou hoje manchada pela atitude lamentável daqueles que se julgam acima da Lei, do respeito pelas Instituições democráticas, e pelas regras da sã convivência.

Tristeza e vergonha por ato tão ignóbil, que teve como único motivo chamar a atenção da comunicação social e do País numa prova de vida.

A UGT sabe qual o seu papel na democracia portuguesa. Não nos revemos nestas atitudes afrontadoras do regime democrático e das liberdades individuais e coletivas.

Esperamos que os portugueses saibam retirar as ilações que o momento triste de hoje representou. 45 anos depois do 25 de abril não é admissível tal gesto desafiador ao Parlamento”.

 

Carlos Silva
Secretário-Geral da UGT

19 de julho - TSDT em greve pelo fim nas desigualdades das carreiras

2019-07-18
19 de julho - TSDT em greve pelo fim nas desigualdades das carreiras

O SINDITE e o SINTAP, ambos filiados na UGT, cumprem amanhã o segundo dia de greve convocada depois de o PSD, no passado dia 10 de julho ter recuado na votação parlamentar que poria fim às desigualdades na carreira dos técnicos superiores de diagnósticos e terapêutica.

 

Desafios do SNS e a sua História

2019-07-18
Desafios do SNS e a sua História

A UGT esteve presente no evento "Desafios do SNS e sua História", que decorreu no Auditório Coriolano Ferreira da Escola Nacional de Saúde Pública a 18 de Julho, que contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, onde foi feito o lançamento do livro "Serviço Nacional de Saúde - Breve Interpretação e Bases para a sua Transformação".

Em representação da UGT esteve a Secretária-geral Adjunta, Dina Carvalho, e os Secretários Executivos, Emanuel Boieiro e Vanda Cruz.

Princípio da filiação - UGT congratula-se com a aprovação parlamentar das alterações à legislação laboral

2019-07-17
Princípio da filiação - UGT congratula-se com a aprovação parlamentar das alterações à legislação laboral

Encontra-se em fase de votação a proposta de lei com as alterações à legislação laboral resultantes do acordo assinado entre a UGT, o Governo e as confederações patronais em maio de 2018.

Existem várias matérias em discussão, entre elas a adesão individual por parte dos trabalhadores não sindicalizados a uma convenção coletiva. Esta era uma matéria que tratava os trabalhadores de maneira diferente em termos de adesão e desvinculação.

A UGT sempre defendeu que se deveria estipular um prazo razoável igual para todos os trabalhadores.

É neste sentido que a UGT se congratula com a aprovação favorável desta questão hoje em sede parlamentar, por parte do PS, PSD e CDS, os partidos que sempre defenderam a concertação social, cumprindo assim o espirito do acordo assinado no ano passado.

Veja as declarações do Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte