UGT - Comunicados

Notícias

2020

Dia Internacional do Enfermeiro - UGT saúda todos os enfermeiros pelo seu empenho

2020-05-12
Dia Internacional do Enfermeiro - UGT saúda todos os enfermeiros pelo seu empenho

Assinala-se esta terça-feira, o Dia Internacional dos Enfermeiros, no ano que a Organização Mundial de Saúde definiu como o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira para assinalar os 200 anos do nascimento de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem moderna. 

UGT Portugal presta homenagem a todas as mulheres e homens que fazem da enfermagem a sua profissão. Principalmente, num tempo tão exigente como este, em que os nossos enfermeiros estão na linha da frente no combate à COVID-19. 

Na UGT trabalhamos todos os dias para que o reconhecimento do vosso esforço passe das palavras aos actos.

Hoje, e todos os dias, muito obrigado pela vossa dedicação e empenho! 

 

Newsletter UGT | N.º 11 | ABRIL 2020

2020-05-08
Newsletter UGT | N.º 11 | ABRIL 2020

Leia a 11.ª edição da newsletter da UGT no link abaixo

Ver link

Protecção Social dos trabalhadores afectados pela Covid-19 - Medidas dos Grupos Parlamentares vão ao encontro das posições da UGT

2020-05-06
Protecção Social dos trabalhadores afectados pela Covid-19 - Medidas dos Grupos Parlamentares vão ao encontro das posições da UGT

Temos vindo a assistir, nos últimos dias, à apresentação, por parte de vários Grupos Parlamentares e do próprio Governo, de um conjunto de propostas e medidas – algumas quais já sob forma de propostas legislativas – que visam a melhoria e o aprofundamento de apoios dirigidos aos trabalhadores e famílias afectados pela COVID-19.

São medidas como:

- a garantia da atribuição de um rendimento mínimo a todos os trabalhadores que, por razões várias, perderam o seu emprego, perderam ou viram reduzidas as suas actividades e os seus rendimentos, mas que não estão excluídos do acesso às medidas excepcionais entretanto criadas;

- o prolongamento de prazos para a suspensão das caducidades de contratos de arrendamento, a proibição de despejos e a execução de hipotecas no crédito à habitação;

- o alargamento da protecção social em grupos como os sócios-gerentes, os trabalhadores independentes inscritos na segurança social mas isentos de pagamento de contribuições ou trabalhadores da economia informal sem descontos para a segurança social.

Não podemos deixar de saudar essas propostas, as quais vão, em traços gerais, ao encontro de propostas e reivindicações que a UGT já apresentou ao Governo e aos parceiros sociais, em sede de CPCS, com conhecimento ao Senhor Presidente da República, e que integram o Contributo da UGT designado: “10 pontos de acção para um processo de reabertura e retoma das actividades com segurança e confiança dos trabalhadores”.

A necessidade de protecção social com um carácter mais transversal, cobrindo todos os trabalhadores que perderam os seus empregos e rendimentos, a necessidade de correcção de muitas medidas, de forma a torná-las mais justas e mais claras na sua aplicação, e a necessidade de manutenção de um quadro de protecção social e económica que se estenda além da situação de excepcionalidade são, desde o dealbar desta crise sanitária, elementos-chave da posição da UGT.

Assim, junto procedemos ao envio do referido documento, na expectativa de que o mesmo possa contribuir para a defesa e construção, também por via da acção parlamentar, de soluções que melhor protejam os trabalhadores e as famílias portuguesas, num momento em que os impactos desta crise de saúde pública se fazem já sentir de forma drástica sobre estes – desemprego, quebra significativa de rendimentos, desprotecção social, pobreza - estando em risco a sua própria subsistência.

1ª Conferência CES "O SNS e a vigilância epidemiológica após a 1ª VAGA"

2020-05-05
1ª Conferência CES "O SNS e a vigilância epidemiológica após a 1ª VAGA"

Conselho Económico e Social de Portugal - CES realiza uma conferência sobre “O SNS e a vigilância epidemiológica após a 1ª vaga”, que será transmitida via Youtube, no dia 13 de maio, das 15:00 às 18:00.

A conferência irá contar com especialistas da área da saúde e parceiros sociais, com o objetivo de debater os seguintes tópicos:

a) Em que consiste a doença, como responderam o País e o Mundo, como reagiram os sistemas de saúde. Como organizar os recursos para tratamento no domicílio, em instituições, hospitais, e UCI. Como garantir que o SNS e demais serviços sociais e privados asseguram a regular prestação de todos os demais cuidados de saúde aos Portugueses..

b) Que alterações ditadas pela experiência se devem introduzir no SNS, para assegurar o controlo dos eventuais surtos na fase imediatamente subsequente ao alívio do confinamento. Como mobilizar recursos, sobretudo financeiros e humanos, para acompanhar antigas e novas necessidades.

Pode consultar o programa provisório da conferência em: http://www.ces.pt/storage/app/media/Programa_saude.pdf

O CES pretende que o debate seja o mais alargado possível e convida todos os interessados a realizar a sua inscrição em https://www.limesurvey.ces.pt/index.php/111757?lang=pt

No formulário de inscrição, os participantes poderão deixar perguntas/questões que gostariam de ver debatidas na conferência.
Aceda à transmissão da conferência em direto no canal de Youtube da CES: https://www.youtube.com/c…/UC73AJF_79bW89a7SQaDBnFg/featured

1.º de Maio - Depoimento do Secretário-geral para a Fundação INATEL

2020-05-05
1.º de Maio - Depoimento do Secretário-geral para a Fundação INATEL

Neste Primeiro de Maio, comemorado em condições únicas, Carlos Silva, Secretário Geral da UGT em especial saudação à Fundação INATEL, lembra como tem sido incomparável a actuação desta Fundação no acompanhamento da caminhada dos trabalhadores.