UGT - Comunicados

Notícias

2021

Rádio Observador | Negociação Colectiva é um instrumento essencial na regulamentação do teletrabalho

2021-03-19
Rádio Observador | Negociação Colectiva é um instrumento essencial na regulamentação do teletrabalho

Num debate na Rádio Observador, o Secretário-Geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, defendeu a negociação colectiva como o instrumento fundamental na regulamentação do teletrabalho.

© Observador

SNPC | Vigilantes da Natureza concentram-se frente à A.R.

2021-03-18
SNPC | Vigilantes da Natureza concentram-se frente à A.R.

O Sindicato Nacional da Protecção Civil (SNPC), filiado na UGT, promoveu, esta terça-feira uma concentração de vigilantes da natureza junto à Assembleia da República.

Estes profissionais reclamam a revisão da carreira e melhores condições de trabalho.

Com uma carreira estagnada há mais de 20 anos, os vigilantes lutam pela conservação da natureza e exigem mais competência para a conservação das espécies.

Leia o manifesto no link abaixo

 

Secretário-geral da UGT debate os "Novos caminhos para o emprego"

2021-03-16
Secretário-geral da UGT debate os "Novos caminhos para o emprego"

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, foi um dos oradores convidados do webinar “Novos caminhos para o emprego, organizado no passado dia 15 de março, pelo Jornal de Notícias (J.N.) em parceira com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

O teletrabalho e a predominância do digital na vida dos trabalhadores serão algumas das tendências que marcaram o futuro do mercado laboral e curto e médio prazo. Contudo esta nova realidade, acelerada pela pandemia, levanta uma série de novos desafios e problemas aos trabalhadores e empresas. 

A discussão sobre os direitos nos novos modelos de trabalhos, levou o Secretário-geral da UGT a chamar a atenção na sua intervenção para a as ambições das gerações mais jovens que, nas suas palavras, acabam por ser muitas vezes frustradas.: “As gerações de hoje buscam a qualidade de vida e o bem-estar. Para isso, procuram acima de tudo um emprego com direitos e um salário que permita que as suas satisfações venham ao encontro do    que ganham e Portugal continua a ser um país de baixos salários”.

O líder da UGT não deixou ainda de colocar ênfase na necessidade de dotar o interior do país de condições que consigam atrair mais mão de obra jovem e qualificada. “Muitos desempregados qualificados que estavam em sectores como o turismo, não querem ir para a zona do interior porque não há habitação, nem condições macroeconómicas ou até microeconómicas”.

Presentes igualmente no debate estiveram, na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e a Directora do JN, Inês Cardoso. No painel de debate estiveram, além do Secretário-geral da UGT, o membro da Comissão Executiva da CIP, Rafael Campos Pereira, o economista Ricardo Paes Mamede, e a psicóloga, Cristina Valente. A sessão de encerramento esteve a cargo da comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que na sua intervenção lembrou que os jovens e as mulheres são os mais afectados pelas consequências da pandemia.

TSF | UGT defende a regulação do teletrabalho com o envolvimento dos parceiros sociais

2021-03-15
TSF | UGT defende a regulação do teletrabalho com o envolvimento dos parceiros sociais

A UGT defendeu, esta segunda-feira, que as lacunas detectadas durante a pandemia referentes ao teletrabalho devem ser reguladas, em discussão com os parceiros sociais.

Sérgio Monte, secretário-geral adjunto da UGT, no Fórum TSF, referiu que a matéria do teletrabalho deve ser regulamentada ao nível do Código do Trabalho e da negociação colectiva.

© TSF

 

TSF | UGT considera apoios ao emprego não são suficientes

2021-03-12
TSF | UGT considera apoios ao emprego não são suficientes

O Secretário-Geral da UGT, numa primeira avaliação ao pacote de medidas de apoio à economia e ao emprego, considera que os apoios não são suficientes e alguns pecam por tardios.

Contudo, o líder sindical elogia o esforço do Governo na criação de medidas de auxílio às empresas.

Algumas das medidas apresentadas vão ao encontro das reivindicações que têm sido insistentemente feitas pela UGT na concertação social, como o alargamento dos apoios aos sócios-gerentes.

© TSF