UGT - Comunicados

Notícias

2020

Salário Mínimo de 665 euros é um valor aceitável

2020-12-09
Salário Mínimo de 665 euros é um valor aceitável

A UGT considera que o valor apresentado pelo Governo para aumento do salário mínimo “é razoável” dadas as circunstâncias.

Para o Secretário-Geral Adjunto, Sérgio Monte, o valor apresentado pela Ministra do Trabalho fica aquém dos 670 euros defendidos pela UGT, mas é uma proposta que “dá sinais à economia de esperança e de recuperação económica para 2021”.

Recorde-se que, actualmente o salário mínimo nacional é de 635 euros e o Governo tem como objetivo atingir os 750 euros no final da legislatura.

© RTP

3 de dezembro de 2020 - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

2020-12-03
3 de dezembro de 2020 - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A UGT associa-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se comemora anualmente a 3 de dezembro. A comemoração desta data foi aprovada em 14 de outubro de 1992 pela Organização das Nações Unidas e tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

A UGT, como parceiro social, participou activamente na Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020, contribuindo para o principal documento político da União Europeia no domínio da deficiência que visa promover uma Europa sem barreiras sendo o instrumento utilizado para implementar a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CNUDPD) a nível da UE.

A UGT reconhece que as pessoas com deficiência enfrentam muito mais do que barreiras físicas: o acesso ao emprego é difícil e o risco de exclusão social e pobreza é ainda mais elevado e por isso é necessário fazer mais nas áreas do emprego, dos acessos aos transportes e edifícios públicos e privados, da educação e da protecção social nos próximos anos.

Por isso mesmo, como não poderia deixar de ser no âmbito das nossas responsabilidades, enviámos para o MTSSS, no passado dia 24 de novembro de 2020, o nosso contributo para a consulta pública sobre a "Estratégia Nacional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (2021-2025) e esperamos que, aproveitando a presidência de Portugal do Conselho Europeu no primeiro semestre de 2021, sejam dados passos importantes nesta área tanto a nível nacional como europeu.”

TEMPO DE ANTENA UGT - 02 Dezembro 2020

2020-12-02
TEMPO DE ANTENA UGT - 02 Dezembro 2020

A UGT e os seus sindicatos fazem uma retrospectiva de um ano atípico marcado por uma crise sanitária e social e reafirmam os votos de um melhor 2021.

A UGT manterá o seu empenho e estará ao lado de todos os trabalhadores na luta por melhores condições de vida e de trabalho.

#UGT #Sindicatos #Saúde #Educação #Enfermeiros #SectorBancário #MaisSindicato #Covid_19 #PoliticasSociais #Equidade #JustiçaSocial 

UGT-Castelo Branco prepara mudança para a nova sede

2020-11-27
UGT-Castelo Branco prepara mudança para a nova sede

Prestes a completar oito anos desde a abertura oficial, a UGT Castelo Branco, prepara a mudança e abertura de uma sede própria, no coração da cidade (próximo da igreja N. Sra. da Piedade) com condições de acesso adequadas a pessoas com mobilidade reduzida, entre outras.

A data de 27 de Novembro de 2020, quando foi assinada a escritura pública, constitui para a união distrital um marco histórico, pois é a concretização de uma ambição desde a sua abertura, percurso este só possível graças ao trabalho, dedicação e empenho de todos os órgãos e seus membros representantes dos diferentes sindicatos filiados na UGT, que desde o início até ao presente, estiveram com a UGT Castelo Branco, bem como os associados, empresas, instituições públicas e privadas desta região do interior beirão, onde está sediada.

A UGT-Castelo Branco destacou, de modo especial, a colaboração da Câmara Municipal de Castelo Branco, do presidente atual e do seu antecessor, que desde o início  perceberam o papel e importância da UGT na economia social e empresarial da região.

RR | UGT apela aos trabalhadores para que denunciem falhas no uso da máscara

2020-11-24
RR | UGT apela aos trabalhadores para que denunciem falhas no uso da máscara

O Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, apela aos trabalhadores para que denunciem eventuais falhas e incumprimentos por parte das entidades patronais no que toca ao uso obrigatório de máscaras nos locais de trabalho.

O dirigente lembra ainda que estão disponíveis empréstimos a fundo perdido para as empresas adquirirem equipamentos de protecção individual.

Com a renovação do estado de emergência, as máscaras ou viseiras passam a ser obrigatórias nos locais de trabalho. Um equipamento que, segundo a UGT, tem de ser fornecido pelas empresas.