UGT - Comunicados

Notícias

2023

TSF | UGT apela a prudência na aplicação da medida anunciada pelo Governo

2023-01-19
TSF | UGT apela a prudência na aplicação da medida anunciada pelo Governo

O Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, alertou para necessidade de existir alguma cautela na aplicação da medida. "Temos de estar atentos a como vai ser aplicado esse subsídio. Se não forem salvaguardadas algumas questões, pode ser utilizado como uma prática normal. O que não é. É um subsídio que vem agregar subsídio de desemprego a um vencimento para incentivar as pessoas a voltar ao mercado de trabalho", acautelou Mário Mourão à entrada para a reunião de concertação social.

A medida apresentada pelo Governo aos parceiros sociais prevê que os desempregados de longa duração inscritos nos centros do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) possam manter parte do valor do subsídio de desemprego se aceitarem uma oferta de trabalho.

Com as novas regras de incentivo ao emprego, os desempregados de longa duração terão direito a manter 65% do valor de subsídio por seis meses, entre o 13.º e o 18.º mês após a inscrição como desempregados. Esse valor será reduzido ao longo do tempo: 45% entre o 19.º e o 24.º mês, e 25% após dois anos de inscrição e até ao termo do período de concessão de subsídio a que teriam direito caso não tivessem aceitado a oferta de emprego.

Oiça as declarações do Secretário-geral da UGT à TSF

Fonte: TSF