UGT - Comunicados

Notícias

2022

UGT assinala o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia

2022-05-17
UGT assinala o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia

Apesar dos progressos e das muitas realizações, a homofobia e a transfobia persistem no mundo do trabalho e na sociedade.

Os trabalhadores LGBTIQ estão expostos a muitas formas de violência, assédio, discriminação e exclusão na sociedade e ao longo do ciclo de emprego, incluindo na educação e em relação a oportunidades de emprego e trabalho decente.

Hoje, Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, a UGT reforça o compromisso assumido no 14º Congresso de lutar pela defesa dos trabalhadores LGBTIQ+, combatendo todas as formas de discriminação em virtude da orientação sexual, da identidade ou género.

Assembleia-geral Eleitoral do SINDEQ elegeu Osvaldo Pinho como Secretário-geral

2022-05-17
Assembleia-geral Eleitoral do SINDEQ elegeu Osvaldo Pinho como Secretário-geral

Realizou-se, no dia 14 de maio de 2022, em Estarreja, a primeira Assembleia Geral Eleitoral do Sindicato das Indústrias e Afins (SINDEQ), a qual contou com a presença do Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão. 

A Assembleia do SINDEQ teve como finalidade a eleição dos membros dos órgãos do sindicato para o mandato 2022-2026. Tendo sido eleito como Presidente, Pedro Miguel Gomes Fernandes, e como Secretário-Geral, Osvaldo Fernandes de Pinho.

Dia Internacional do Enfermeiro | UGT saúda todos os profissionais

2022-05-12
Dia Internacional do Enfermeiro | UGT saúda todos os profissionais

No Dia Internacional do Enfermeiro, a UGT Portugal homenageia todos os sindicatos do sector da enfermagem e todas as enfermeiras e enfermeiros, que diariamente salvam vidas.

Neste dia, o Secretário-geral deixa uma mensagem a todos os profissionais e reafirma que está atento ao desenrolar das negociações entre os enfermeiros e o Governo.

Mário Mourão chama a atenção. "A UGT e os seus sindicatos privilegiam o diálogo, mas não viram a cara à luta, se essa for a última forma de repor a dignidade e a justiça que os profissionais da enfermagem merecem".

Veja a mensagem do Secretário-geral da UGT no link abaixo

Mário Mourão : "A prioridade máxima da UGT é dar início à discussão do Acordo de Rendimentos e Competitividade"

2022-05-11
Mário Mourão : "A prioridade máxima da UGT é dar início à discussão do Acordo de Rendimentos e Competitividade"

No final da reunião de concertação social, em declarações aos jornalistas, o Secretário-geral da UGT, Mário Mourão assegurou que irá avaliar as propostas do Governo no âmbito do trabalho digno, contudo salienta que, neste momento, a prioridade máxima é dar início à discussão do Acordo de Rendimentos e Competitividade.

Veja as declarações do Secretário-geral da UGT no link abaixo

Faleceu Elisa Damião

2022-05-07
Faleceu Elisa Damião

É com profunda consternação e pesar que informamos que faleceu Elisa Damião, ex-dirigente da UGT.
A UGT apresenta à família as mais sentidas condolências pelo falecimento do seu ente querido.
Logo que forem conhecidos mais detalhes sobre as cerimónias fúnebres, serão disponibilizados no nosso site.

A morte de Elisa Damião deixa um legado de política e sindicalista dos mais relevantes dos séculos XX e XXI em Portugal.
Tinha 75 anos e uma dolorosa, incapacitante e prolongada doença obrigou-a a aposentar-se há muitos anos.
Alcobacense de nascimento, muito contribuiu para a fundação e implantação do movimento sindical livre e democrático, tendo sido eleita membro do Secretariado Executivo da UGT.
Republicana convicta, começou a vida política na clandestinidade ainda no Estado Novo, tendo participado em diversos movimentos de esquerda. Estudou Ciência Política na faculdade norte-americana de Berkeley.
Cedo aderiu ao Partido Socialista, foi deputada pelos círculos eleitorais de Lisboa, Leiria e Braga – tendo sido presidente da Comissão de Trabalho. Como eurodeputada, distinguiu-se pela sua atividade no Grupo Socialista. Foi também membro do Conselho de Administração da Fundação Europeia para a Qualidade de Vida. Publicou vários artigos sobre temáticas sociais.
Elisa Damião foi um exemplo inesquecível de mulher, mãe, política, profissional, livre pensadora e cidadã do mundo.
A UGT acaba de perder uma ativista ímpar, cuja ternura do seu sorriso perdurará para além do tempo.