2020

TSF | UGT defende a proibição de despedimentos para empresas que tenham recebido apoios do Estado

2020-09-22

Convidado esta manhã pelo Fórum TSF, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva defendeu a proibição de despedimentos para empresas que tenham recebido apoios do Estado, nomeadamente através do regime de lay-off simplificado.

O Secretário-geral da UGT afirmou que a Autoridade para as Condições do Trabalho deve também fiscalizar o que está a acontecer com o encerramento das empresas. "A nossa preocupação é dizer ao Governo que tem de atentar muito bem no género de encerramentos e despedimentos coletivos com que estamos a ser confrontados", explica Carlos Silva.

O líder da UGT vai mais longe e questiona "o que é que andaram os empresários a fazer durante os últimos anos -em que um conjunto de atividades económicas deram imenso lucro e eram a galinha dos ovos de ouro do país - e a distribuir os lucros e os ganhos para quem? Para os acionistas?". Carlos Silva acrescenta que não entende como é que "não há condições em poucos meses de essas empresas acudirem aos seus trabalhadores".

© TSF

Desfasamento de Horários | Conceitos "muito indeterminados" preocupam a UGT

2020-09-21
Desfasamento de Horários | Conceitos "muito indeterminados" preocupam a UGT

Sérgio Monte, Secretário Geral Adjunto da UGT, alerta para o facto de a nova legislação ter conceitos “muito indeterminados”, nomeadamente o de “prejuízo sério”. Em teoria, o trabalhador pode invocá-lo, para recusar um determinado horário de trabalho. Mas, “na prática, o assunto acabará na generalidade das vezes em tribunal”.

O dirigente sindical foi o convidado desta semana do programa Em Nome da Lei, na Rádio Renascença.

Ver link

TSF | UGT receia que o diploma de desfasamento horário se transforme em desregulação horária

2020-09-17

No Fórum TSF, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, afirmou que receia que o diploma de desfasamento de horários se transforme num diploma de desregulação horária.

Mais uma vez, o dirigente sindical destacou o facto de o Governo não ter promovido uma verdadeira discussão com os parceiros sociais, numa matéria tão sensível para os trabalhadores, como é a organização do tempo de trabalho.

Por último, a UGT exige ao Governo uma atuação inspectiva mais eficaz, principalmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, para evitar abusos por parte das empresas.