UGT de luto pelo falecimento do dirigente sindical Chambel Tomé

2020-06-24
UGT de luto pelo falecimento do dirigente sindical Chambel Tomé

É com profundo pesar que tomamos conhecimento do falecimento do dirigente José Chambel Tomé.

Membro filiado e mais tarde dirigente do SITESE, em Portalegre, desde muito jovem, se entregou à luta pelos direitos dos trabalhadores num tempo em a sua região era muito industrializada.

Tomou parte na luta contra a unicidade sindical participando ativamente no Movimento Carta Aberta que deu origem ao Movimento Sindical Democrático e à fundação da UGT.

Foi dirigente regional e nacional da UGT, a que sempre dedicou uma parte da sua vida, mesmo quando exerceu funções políticas ao nível autárquico.

Foi também um grande dinamizador da formação profissional e sindical dos trabalhadores, em representação da Central, com funções de coordenação e representação regional do CEFOSAP e do pólo do Crato da Escola Profissional Agostinho Roseta, para além de ter sido o primeiro Presidente da UGT-Portalegre, desde a sua fundação em 2010 até 2018.

Companheiro de todos os dias nas lutas pelos direitos dos trabalhadores será assim recordado por aqueles que representou e por muitos dos que com ele privaram mais de perto.

Por isso hoje nos curvamos perante a sua memória apresentando as mais sentidas condolências à sua família, aos amigos, camaradas e companheiros da UGT-Portalegre.