UGT - Comunicados

Notícias

2020

RTP3 - UGT propõe pagamento do lay-off a 80%

2020-05-27
RTP3 - UGT propõe pagamento do lay-off a 80%

Caso exista o prolongamento do lay-off simplificado durante mais alguns meses, a UGT propõe que os salários garantidos aos trabalhadores enquadrados nesse regime passem a ser pagos, pelo menos, a 80%, sendo assegurados em iguais partes pela Segurança Social e pelo empregador. 

Em declarações aos jornalistas, o Secretário-geral da UGT afirmou que “a UGT não é contra o lay-off. Pelo contrário, entendemos que foi uma arma importante para se manterem os vínculos laborais, independentemente de haver um milhão e 300 mil trabalhadores que, estando abrangidos pelo lay-off, perderam um terço do seu vencimento”.

A proposta da UGT será analisada pelo Governo.  “Não fechou nem abriu porta nenhuma ao prolongamento. Irá analisar os recursos disponíveis”, disse Carlos Silva.

Além do lay-off foram também objecto de proposta da central sindical a protecção social dos trabalhadores, o teletrabalho, o papel das políticas activas de emprego e formação profissional e a necessidade de uma maior protecção e fiscalização nos locais de trabalho.