UGT - Comunicados

Notícias

2020

UGT comemora o 1º de Maio com recurso às redes sociais

2020-04-17
UGT comemora o 1º de Maio com recurso às redes sociais

O Secretário-geral da UGT foi um dos convidados do Fórum TSF para debater o estado de emergência, as comemorações do Dia do Trabalhador e o guião apresentado pelo primeiro-ministro para a retoma gradual da actividade económica.

Questionado sobre o que acha sobre o guião apresentado por António Costa no debate parlamentar, o Secretário-geral concorda com a retoma gradual da actividade económica, sob pena de um aumento do desemprego e das falências das empresas. Apesar de concordar com a reabertura gradual dos serviços, Carlos Silva ressalva que para isso “são necessários dar passos seguros” e que incutam confiança às populações.

O líder da UGT disse também que na reunião com o Primeiro-ministro manifestou a concordância da UGT na renovação do estado de emergência.

Quando à adaptação das empresas e dos sindicatos às novas formas de organização do trabalho, Carlos Silva destacou a disponibilidade da central para, em sede concertação social, junto do governo e das entidades patronais discutir, nesta fase, novas formas de trabalho, sem com isso colocar em causa os direitos e rendimentos dos trabalhadores.

"Daí que a UGT esteja disponível para discutir em sede de concertação social, com o Governo e com os empresários, a forma de ultrapassar estas questões sem colocar em causa direitos e rendimentos de quem trabalha", garante Carlos Silva.

Já as comemorações deste ano do 1.º de Maio, o líder sindical anunciou que a UGT e os seus sindicatos irão assinalar o Dia do Trabalhador com o recurso às redes sociais.