2020

SIC Noticias - UGT envia carta ao Primeiro-ministro e pede mais protecção para precários

2020-03-31

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, entrevistado esta segunda-feira na SIC Notícias esclareceu que enviou uma carta a António Costa solicitando-lhe “uma intervenção urgente no sentido de adotar medidas que tornem mais abrangente a proibição da cessação de contratos de trabalho, que seja vedado o acesso a apoios a empregadores que tenham despedido ou pretendam despedir no presente e no futuro próximo, sem esquecer a necessária proteção devida aos trabalhadores mais frágeis e vulneráveis" do mercado de trabalho, "como são os trabalhadores precários”.

Apesar do “enorme esforço que o Governo tem feito para proteger a vida dos portugueses e a celeridade com que tem tomado decisões, implementado medidas que visam mitigar os impactos terríveis desta epidemia na vida dos trabalhadores e das famílias, nas atividades económicas e na economia em geral”, a UGT considera que são necessárias corrigir algumas questões com um melhoramento do diploma, uma vez que chegam todos os dias à UGT e aos seus sindicatos denúncias de trabalhadores a informar que os seus postos de trabalho desapareceram ou estão em perigo.

O líder sindical referiu ainda que a carta enviada ao Primeiro-Ministro é uma forma de seguir o exemplo de Espanha, que na passada semana aprovou legislação para conter os despedimentos dos trabalhadores precários neste contexto de pandemia.

Carlos Silva conclui que este foi um apelo da Central na “defesa dos postos de trabalho e dos trabalhadores, nomeadamente daqueles que em situação de precariedade precisam de ser defendidos”.