UGT - Comunicados

Notícias

2020

UGT denuncia casos de abuso e violação dos direitos dos trabalhadores durante a pandemia

2020-03-23
UGT denuncia casos de abuso e violação dos direitos dos trabalhadores durante a pandemia

Sérgio Monte, Secretário-Geral adjunto da UGT, elogiou as medidas tomadas pelo Governo, alertando, contudo, que as mesmas devem ser afinadas continuamente e que as dúvidas da sua implementação devem ser esclarecidas. O dirigente da Central garantiu também que a UGT defende que qualquer empresa que recorra a apoios governamentais não deve nem pode despedir trabalhadores, porque sem os trabalhadores as empresas não vão poder funcionar no futuro. 

Em tempo de crise, Sérgio Monte denunciou alguns casos de abuso e violação dos direitos dos trabalhadores, salientando que existem ainda empresas a laborar sem planos de contingência. Além disso, existem empresas que teimam em despedir trabalhadores que terminam os seus contratos, mesmo que tenham a possibilidade de renovar os vínculos por igual período, ou até, empresas que dispensam funcionários em pleno período experimental, além de instituições da área social que deslocam os seus funcionários para áreas para as quais não têm qualquer formação.

Para terminar, o Secretário-Geral adjunto pediu maiores esclarecimentos ao Governo em matéria de baixas médicas, uma vez que os trabalhadores em situação de risco devido à pandemia não conseguem ver passadas essas mesmas baixas já que as situações de prevenção não estão contempladas no estatuto de dispensa ao trabalho por motivos de saúde.