UGT - Comunicados

Notícias

2020

UGT TV - Reunião na Concertação Social: O impacto do Covid-19 para os trabalhadores

2020-03-09
UGT TV - Reunião na Concertação Social: O impacto do Covid-19 para os trabalhadores

Os parceiros sociais e o Governo discutiram esta segunda-feira, numa reunião extraordinária da concertação social, as medidas relativas ao Covid-19 e avaliaram o impacto económico do surto em Portugal.

No final deste encontro, o Governo anunciou que irá pedir uma autorização legislativa para facilitar o regime de lay-off (redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho) nas empresas mais afectadas na sua actividade pelo novo coronavírus.  Contudo, o Executivo não esclareceu a forma como podem as empresas provar que a queda da sua actividade económica foi causada pelo Covid-19.

Para a UGT as “medidas são globalmente importantes”, contudo salienta que é “necessário assegurar um verdadeiro equilíbrio entre as medias de apoio às empresas e as medidas de protecção social dirigidas aos trabalhadores”.

Em relação à questão do lay-off, a Secretária-geral Adjunta, Paula Bernardo, admitiu que é necessário “dar condições às empresas que lhe permitam acautelar momentos mais complicados, mas é igualmente necessário acautelar o rendimento dos trabalhadores”.