UGT - Comunicados

Notícias

2020

GP PS - UGT pede actualização dos salários

2020-01-08
GP PS - UGT pede actualização dos salários

Uma delegação da UGT reuniu, no dia 07 de Janeiro, durante a tarde, na Assembleia da República com o Grupo Parlamentar do Partido Socialista para demonstrar as preocupações sindicais relativas à proposta de Orçamento do Estado para 2020.

No encontro com a líder parlamentar socialista, Ana Catarina Mendes, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, lembrou que foi o Primeiro-ministro quem colocou os rendimentos como prioridade do Governo.

Carlos Silva espera que na discussão na especialidade do documento, os aumentos dos trabalhadores da Função Pública para 2020 fiquem acima dos 0,3% apresentados pelo Executivo e previsto no Orçamento do Estado deste ano. No final do encontro, o líder sindical afirmou que encontrou na líder parlamentar socialista uma aliada, tendo esta manifestado a vontade de sensibilizar o primeiro-ministro para uma melhoria da proposta de actualização salarial dos funcionários públicos.

Carlos Silva relembrou Ana Catarina Mendes que “foi o primeiro-ministro quem colocou, no discurso da tomada de posse, e na campanha eleitoral, a questão dos rendimentos como prioridade” e que o Governo não pode exigir ao sector privado que atualize vencimentos em 2,7% em 2020, dando aos trabalhadores da função pública 0,3%.

Para o secretário-geral da UGT, o Executivo deveria equacionar dar aumentos mais elevados aos funcionários com salários mais baixos. “Devia olhar para a massa salarial de toda a administração pública e fazer as contas de forma a privilegiar quem ganha menos”, explicou, lembrando que 0,3% corresponde a apenas 1,80€ para quem ganha 635€ por mês.

Além do Secretário-geral, a UGT fez-se representar nesta reunião pela Presidente, Lucinda Dâmaso, e pelos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Ana Paula Bernardo e José Cordeiro.