UGT - Comunicados

Notícias

2019

SBN - Tribunal condena Banco BBVA Portugal

2019-12-31
SBN - Tribunal condena Banco BBVA Portugal

Supremo Tribunal de Justiça dá razão aos trabalhadores e condena BBVA a reintegrar trabalhadores imediatamente. O Sindicato dos Bancários do Norte congratula-se com esta decisão do Supremo que vem reforçar e valorizar a luta dos trabalhadores bancários.

Exatamente cinco anos após o despedimento coletivo promovido pelo BBVA Portugal, em plena época natalícia, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou definitivamente que o despedimento foi ilícito e irregular e que os trabalhadores serão reintegrados no 1º dia útil de 2020.

Leia o comunicado na íntegra no link abaixo

OE2020: UGT recebida pelo Presidente da República. "Trabalhadores têm de ter aumento de rendimentos"

2019-12-26
OE2020: UGT recebida pelo Presidente da República. "Trabalhadores têm de ter aumento de rendimentos"

Em declarações aos jornalistas, no final da audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Lucinda Dâmaso, Presidente da UGT Portugal, demonstrou grande preocupação com a ausência de melhoria de rendimentos dos trabalhadores e pensionistas na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, "Precisámos de um acordo, mas não é a qualquer preço"

Ver vídeo (Youtube)

SINAFE - 2019 : Um balanço positivo

2019-12-23
SINAFE - 2019 : Um balanço positivo

Chegados que estamos ao final de mais um ano, é mais que necessário fazer uma retrospetiva daquele que foi, nos últimos anos, o ano de mais negociações colectivas que o SINAFE esteve envolvido.

Dirão alguns que foi um ano em que se podia ter alcançado melhores resultados, mas dirão na maioria, que foi um ano em que o SINAFE conseguiu para os seus associados os melhores acordos dos últimos 10 anos, na IP, na EMEF, na MEDWAY e na CP.

Leia o comunicado do SINAFE na íntegra no link abaixo

SN - Conferência de Imprensa - Secretário-geral FNE, João Dias da Silva

2019-12-20
SN - Conferência de Imprensa - Secretário-geral FNE, João Dias da Silva

Na conferência de Imprensa da UGT Portugal, o Secretário-geral da Federação Nacional da Educação, João Dias da Silva, na apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2020, na área Educação, considera que a mesma deixa a federação decepcionada e preocupada.
Para a FNE, este é um Orçamento que "não faz ruptura com politicas que até agora se revelaram inadequadas para garantirem a qualidade do funcionamento das escolas", dando continuidade a políticas que se julgavam já ultrapassadas.
UGT Portugal e os seus sindicatos têm de saber se podem contar com o Ministério da tutela e, em particular, com o seu ministro, para quem o diálogo social nunca pareceu merecer prioridade durante quatro anos de impasses, bloqueios à negociação e incapacidade de assumir compromissos que disgnifiquem todos os profissionais do sector.
#UGT #FNE #Educação #professores #revalorizaçãodostrabalhadores

SN - Conferência de Imprensa UGT - Secretário-geral da FESAP, José Abraão

2019-12-20
SN - Conferência de Imprensa UGT - Secretário-geral da FESAP, José Abraão

Na conferência de imprensa da UGT Portugal, o Secretário-geral da FESAP, José Abraão, considerou que a proposta apresentada pelo Governo de aumentos salariais de 0,3% para os trabalhadores da Administração Pública são "ridículos", não repondo o vencimento de 2009, como mantêm a senda da política dos baixos salários, com perda do poder de compra para os trabalhadores da Função Pública, em geral.