UGT - Comunicados

Notícias

2019

Grupo Parlamentar do PS: Voto de pesar pelo falecimento de Delmiro Carreira

2019-10-31
Grupo Parlamentar do PS: Voto de pesar pelo falecimento de Delmiro Carreira

Voto n.º 1/XIV

De pesar pelo falecimento de Delmiro Carreira

 

Faleceu no passado dia 25 de outubro, aos 73 anos, Delmiro Manuel de Sousa Carreira. Defensor intransigente dos direitos dos trabalhadores, especialmente os trabalhadores bancários, marcou de forma indelével o movimento sindical português.

Delmiro Carreira teve um percurso político e sindical notável, destacando-se na luta contra a ditadura. Em 1976 foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, tendo votado a Constituição da República. Foi também deputado na Primeira Legislatura, lugar que voltou a ocupar mais tarde.

Nascido a 14 de fevereiro de 1946 em Belas, Sintra, Delmiro Carreira entrou para a banca ainda criança, aos 11 anos, profissão que nunca abandonou até à reforma como bancário. Como sindicalista, desde cedo Delmiro Carreira marcou as lutas dos trabalhadores bancários. No Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) ocupou vários cargos, nomeadamente foi presidente da Direção durante quatro mandatos, de 1997 a 2011, e foi um dos primeiros a defender a necessidade de renovação de gerações nos órgãos dirigentes.

Com a sua visão transformadora e preocupação social, empreendeu a criação do Serviço de Assistência Médico-Social dos bancários (SAMS), de que foi presidente do Conselho de Gerência, e, posteriormente, a criação do seu Hospital, cuja qualidade na prestação de cuidados de saúde e equipamento inovador sempre foram reconhecidos.

Participou no Movimento Carta Aberta e na fundação da UGT, tendo dado um contributo muito importante na confirmação da central sindical como alternativa democrática. Era um grande defensor do diálogo e da concertação social.

Assim, a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, exprime o seu pesar pelo falecimento de Delmiro Carreira e endereça aos seus familiares, amigos e às instituições de que fez parte as suas sentidas condolências.

 

Palácio de São Bento, 30 de outubro de 2019

As Deputadas e os Deputados do Partido Socialista