UGT - Comunicados

Notícias

2019

Robotização: Urgência de se definirem políticas que promovam e dinamizem os sistemas de formação e qualificação profissionais

2019-10-30
Robotização: Urgência de se definirem políticas que promovam e dinamizem os sistemas de formação e qualificação profissionais

O Secretário-geral da UGT Carlos Silva, acompanhado do Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, Secretário Executivo, Luís Costa, e pelo Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita,  participou na passada terça-feira, na conferência intitulada “As Pessoas como Valor Acrescentado”, promovida pelo Jornal de Notícias e integrada no “Fórum Famalicão Made In”.

A abertura desta conferência esteve a cargo do Ministro de Estado, da Economia, e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, que abordou a problemática da economia digital e os desafios que tanto empresas como trabalhadores enfrentam. 

Interveio ainda o presidente do Conselho Económico e Social, Dr. António Correia de Campos, que abordou os desafios do emprego de qualidade e o contributo que a concertação social tem dado neste particular.

O Secretário-geral da UGT que participou no painel “Combate do Século: Máquinas vs RH” conjuntamente com representantes das Confederações Patronais, abordou os desafios  que acarretam a automação, a digitalização e a inteligência artificial para o mercado de trabalho, sobretudo no emprego tradicional, referindo  que todos (trabalhadores e patrões) têm de estar preparados  para serem capazes de agir, em vez de reagir,  às transformações que já estão em curso . 

Salientou ainda, dentro desta problemática a urgência de se definirem políticas que promovam e dinamizem os sistemas de formação e qualificação profissionais orientados para as novas profissões.

 

Ver fotos (Flickr)