Faleceu antigo presidente do SBSI e ex-dirigente da UGT, Delmiro Carreira

2019-10-25
Faleceu antigo presidente do SBSI e ex-dirigente da UGT, Delmiro Carreira

Foi com profunda consternação e tristeza que a União Geral de Trabalhadores (UGT) tomou conhecimento do falecimento do seu ex-dirigente, Delmiro Carreira.

Democrata, militante ativo contra a ditadura, foi eleito, em 1976, como Deputado à Assembleia Constituinte, podendo orgulhar-se de ter votado a Constituição da República. Foi igualmente deputado na Primeira Legislatura.

Sindicalista caldeado nas lutas dos trabalhadores bancários, foi posteriormente eleito Presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), imprimindo a este uma dinâmica com grandes preocupações sociais, não só para os seus colegas, mas também para as suas famílias, empreendendo a criação do SAMS e, posteriormente a inauguração do seu Hospital, unidade de saúde privada, hoje aberto a todos os utentes que o procurem.

Fundador da UGT e seu dirigente durante os anos da sua afirmação no movimento sindical português, deu um contributo muito inspirador no seu percurso na alternativa democrática a um sindicalismo de propositura e de compromisso, sendo um grande defensor do diálogo e da concertação social.

A UGT, nesta hora de luto para todo o Movimento Sindical Democrático, lamenta esta irremediável perda e curvando-se perante a sua memória, apresenta as condolências à sua família.

Em sinal de respeito pelo falecimento deste dirigente sindical, a UGT colocou a bandeira a meia haste.

A todos os que queiram prestar uma última homenagem a Delmiro Carreira, informamos que o corpo irá amanhã, dia 26, pelas 17 horas, para o Centro Funerário de Cascais, em Alcabideche, realizando-se o funeral no domingo, dia 27, pelas 10 horas.