UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT saúda a contratação de mais 1442 profissionais para o SNS

2019-08-06
UGT saúda a contratação de mais 1442 profissionais para o SNS

No dia 4 de agosto de 2019, através de despacho conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças, foi autorizada a contratação de mais 1424 profissionais para hospitais e unidades locais de saúde (ULS). De acordo com esse despacho, os hospitais e ULS podem assim dar início, já esta semana, aos procedimentos necessários à celebração de contrato sem termo com 552 enfermeiros, 162 assistentes técnicos e 710 assistentes operacionais.

A UGT regista com agrado esta medida de apoio à contratação de mais recursos humanos para o Serviço Nacional de Saúde, reconhecendo que não ficam ainda resolvidos os problemas estruturais, nomeadamente os que dizem respeito à valorização das carreiras, ao descongelamento das progressões e à capacidade de resposta das instituições, particularmente com a passagem para as 35 horas, sobretudo no que diz respeito aos enfermeiros e TSDT.

A UGT defende a participação efectiva dos representantes dos trabalhadores nas políticas de reestruturação do SNS, exigindo o respeito pelo direito à negociação colectiva enquanto elementos centrais para a promoção de uma política de recursos humanos adequada e de promoção de condições de trabalho dignas no sector.

A UGT pugna e continuará a pugnar por um Serviço Nacional de Saúde que responda com qualidade aos portugueses e que aposte na qualificação dos seus trabalhadores.