CPCS - UGT faz um balanço positivo da concertação social nestes quatro anos

2019-07-12
CPCS - UGT faz um balanço positivo da concertação social nestes quatro anos

Foi constituído em sede de concertação social um grupo de trabalho que irá analisar já a partir deste ano e até 2021 a relação entre a vida familiar e laboral.

Esta foi uma das principais decisões no último encontro da legislatura entre confederações patronais, sindicais e governo.

A UGT concorda com a constituição deste grupo de trabalho, considerando que no que toca à matéria da extensão aos privados da dispensa de três horas para levar os filhos à escola no primeiro dia de aulas o grupo de trabalho agora constituido "tem todas as condições para colocar estas questões na agenda mediática e politica para a próxima legislatura”.

Além desta questão, foi feito um balanço da actividade da concertação social nos últimos quatro anos, tendo a UGT distribuído um documento (Ver Anexo) onde determina que se verificou uma recuperação da dinâmica da concertação social com destaque para os processos do salário mínimo, de revisão do regime de antecipação da reforma ou mesmo o acordo de concertação social. Contudo, a UGT acrescenta que apesar do balanço positivo, foram e são visíveis constrangimentos decorrentes do actual cenário político e parlamentar pelo que os representantes patronais e sindicais e Governo deverão aprofundar algumas destas questões.