UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT na Apresentação do Relatório SIMPLEX+ 2018 e do Programa iSIMPLEX 2019

2019-07-05
UGT na Apresentação do Relatório SIMPLEX+ 2018 e do Programa iSIMPLEX 2019

A UGT fez-se representar pelo seu Secretário Executivo, Carlos Alves, na sessão de apresentação pública do Relatório SIMPLEX+ 2018 e do Programa iSIMPLEX 2019, que teve lugar hoje, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, e que contou com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

A representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, apresentou o estudo «Avaliação do Programa SIMPLEX+» realizado através do Programa de Apoio à Reforma Estrutural, o qual analisou o impacto de 40 medidas das edições de 2017 e 2018 do programa SIMPLEX+, e um recente serviço da Comissão Europeia, o «Serviço de Apoio às Reformas Estruturais». Este serviço tem por finalidade prestar apoio aos Estados-Membros que desejam implementar reformas e está já ativo em 26 Estados-Membros da UE.

O iSIMPLEX2019 integra 119 medidas de modernização administrativa, que se distinguem pela natureza inovadora, para todas as áreas governativas. As medidas estão organizadas segundo 5 eixos, três deles já conhecidos das anteriores edições: «interagir uma só vez», «partilhar e reutilizar» e «digital por omissão» - e dois que se assumem como marca distintiva desta edição: a «economia comportamental» e o recurso a «tecnologias emergentes», como a inteligência artificial.

O SIMPLEX foi lançado em 2006 como uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e serviços da administração pública central e local.