UGT - Comunicados

Notícias

2019

UGT debate as questões do trabalho nos portos

2019-04-15
UGT debate as questões do trabalho nos portos

A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP) organizou, no passado dia 13, no auditório Almada Negreiros, na Rocha de Conde de Óbidos, um Fórum subordinado ao tema “O Trabalho nos Portos / Presente e Futuro”. Um evento bastante participado que contou com a presença de muitos trabalhadores portuários, em particular estivadores, de organismos oficiais da administração portuária e de empresas de trabalho portuário.

Aristides Peixoto, presidente da FNSTP; João Carvalho, presidente da AMT-Autoridade da Mobilidade e dos Transportes; e Enrico Tortolano, ITF Docker’s Section, abriram o fórum.

Logo após a sessão abertura seguiu-se um painel sobre “A Importância dos Sindicatos nas Relações de Trabalho” no qual participou o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte que centrou a sua intervenção na importância do tripartismo e da negociação coletiva. Estiveram também presentes neste painel, João de Deus, membro da Confederação dos Sindicatos Marítimos e Portuários, e Silvestre de Sousa, consultor jurídico da FNSTP.

Na sessão de encerramento, presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, interveio o Secretario Geral da UGT Carlos Silva que saudou a iniciativa e salientou a importância deste setor para a economia nacional.