UGT - Comunicados

Notícias

2019

TSDT - 3000 trabalhadores numa grande manifestação pela reposição de direitos

2019-02-22
TSDT - 3000 trabalhadores numa grande manifestação pela reposição de direitos

Cerca de três mil técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica manifestaram-se ontem em Lisboa, num desfile desde o Palácio de Belém até à Assembleia da República num apelo aos partidos políticos para que seja reposta a justiça para estes trabalhadores, exigindo alterações ao diploma que regulamenta da carreira, nomeadamente nas questões transições, o tempo de serviço ou descongelamento de promoções.

A UGT representada pelos seus dirigentes sindicais Dina Carvalho, Secretária-geral do SINDITE, e José Abraão, Secretário-geral do SINTAP, foram recebidos, juntamente com os representantes das outras organizações sindicais, na Assembleia da República onde entregaram um documento com as preocupações dos trabalhadores relativas às carreiras e que o diploma já aprovado pelo Governo e promulgado pelo Presidente da República seja novamente objecto de apreciação parlamentar.

A manifestação contou com a presença dos líderes das duas centrais sindicais – UGT e CGTP-IN – numa clara demonstração da solidariedade para com a luta destes profissionais.

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, na sua intervenção destacou a serenidade do protesto, afirmou que "o Governo, perante mais esta demonstração de inconformismo de um grupo de trabalhadores" de um setor fundamental da saúde tem que dar as respostas que as pessoas procuram e disse esperar que os partidos assumam a sua responsabilidade para que o diploma possa ser alterado.

“Quando se diz que o País está tranquilo não é verdade. Venham à Assembleia da República, venham a São Bento e vejam a indignação de três mil trabalhadores que tiveram a coragem de vir para a rua lutar por si, pelas suas carreiras, pelo seu futuro. Isto é que é serenidade.”

Carlos Silva aproveitou ainda a ocasião para destacar a unidade e convergência do movimento sindical nas lutas “a posição da UGT é de convergência com todo o movimento sindical e são vocês com a vossa luta de há mais de 20 anos que conseguem criar esta unidade”.

Vejam as intervenções da Secretária-geral do SINDITE e do Secretário-geral do SINTAP abaixo