2019

Carlos Silva - Formação profissional e requalificação dos trabalhadores são essenciais para enfrentar a robotização

2019-01-17

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, ouvido pela Antena 1, sobre o estudo que a CIP apresenta hoje e que estima que a robotização põe em risco 1,1 milhões de empregos em Portugal na próxima década, afirmou que a formação profissional e requalificação dos trabalhadores são fundamentais para enfrentar esta alteração estrutural do mercado de trabalho.

Para o líder da UGT estas alterações devem ser discutidas em sede de concertação social e o movimento sindical nacional e europeu tem antecipado este fenómeno e refletido como se podem defender postos de trabalho.

O estudo, encomendado pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) ao McKinsey Global Institute e à Nova School of Business and Economics, traça um cenário preocupante nos sectores mais marcados por tarefas repetitivas e com um elevado potencial de automação, mas também dá conta de oportunidades em áreas como a saúde ou a construção.

Oiça as declarações do Secretário-geral da UGT no link abaixo.