Formação - UGT e CEFOSAP promovem acção conjunta

2019-06-23
Formação - UGT e CEFOSAP promovem acção conjunta

Os representantes da UGT e do seu centro protocolar de formação profissional (CEFOSAP) promoveram no passado dia 21 de junho uma acção conjunta com a visita ao pólo de formação de Portalegre.

Esta iniciativa contou também com a presença do Presidente da UGT-Portalegre, Marco Oliveira. (ver foto)

OIT - UGT considera que as alterações ao Código do Trabalho são um avanço positivo

2019-06-19

No dia em que o Primeiro-Ministro, António Costa, intervem na 108ª Conferência Internacional do Trabalho, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, à margem deste encontro entrevistado pela RTP questionou a demora na aprovação por parte do Parlamento português das alterações ao Código do Trabalho resultantes do acordo assinado em sede de concertação social.

O líder da UGT discorda da leitura enviesada da CGTP e considera que as alterações às leis do trabalho são um avanço positivo e que traduzem um combate à precariedade.

(Fonte:RTP3)

Madeira - SINDITE e SINTAP assinam compromisso de entendimento com Secretaria Regional da Saúde

2019-06-19

As organizações sindicais da UGT, SINDITE e SINTAP, assinaram ontem com a Secretaria de Estado da Saúde da Madeira um compromisso de entendimento sobre o descongelamento das carreiras dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT).

Este compromisso visa o descongelamento da carreira para 285 TSDT do serviço de saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), uma medida que terá um impacto orçamental de cerca de 2 milhões de euros.

Em declarações ao Diário de Notícias, a Secretária-geral do SINDITE e Secretária-geral Adjunta da UGT, Dina Carvalho, afirmou que "esta acta de compromisso com o Governo Regional traz alguma justiça à muita injustça que este grupo de trabalhadores tem sofrido nos últimos anos". "São profissionais altamente especializados, que têm uma carreira antiga de 1999, que foi tevista em 2017, mas sem regras de transição, nem tão pouco uma tabela remuneratória", alertou.

Também o representante do SINTAP na Região e Presidente da UGT-Madeira, Ricardo Freitas, presente neste encontro sublinhou que este porcesso de negociação ainda não está totalmente fechado, mas "é um processo que nos satisfaz".

Além das organizações sindicais da UGT assinaram igualmente este compromisso o STSS e o SFP.

(Fonte: DNoticias)

Transtejo/Soflusa - SITEMAQ desconvoca greve

2019-06-18
Transtejo/Soflusa - SITEMAQ desconvoca greve

Foi suspensa a greve parcial decretada pelo Sindicato da Mestrança e Marinhagem da Marinha Mercante, Energia e Fogueiros de Terra (SITEMAQ), filiado na UGT, agendada para ter início esta terça-feira.

A administração da empresa e as estruturas sindicais assinaram um protocolo para o início de negociações em que todas as categorias profissionais da empresa estarão em pé de igualdade. A próxima reunião entre a administração da empresa e os sindicatos dos trabalhadores da Transtejo/Soflusa está agendada para o próximo dia 28 de junho. Os trabalhadores definem como prioridade a revisão dos salários para que se encontre uma solução equilibrada para as várias classes profissionais. Até que se chegue a acordo de revisão salarial está suspenso o prémio de 60 euros atribuído aos mestres dos navios.

UGT Não Esquece - Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais

2019-06-17
UGT Não Esquece - Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais

No dia em que se assinala aquele que passará a constar no calendário português como o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, a UGT não esquece e homenageia todos aqueles que sofreram os efeitos de uma tragédia que se abateu há dois anos sobre os concelhos de Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos e que fica marcado pela perda de 66 vidas humanas.

A UGT lembra ainda as chamadas de atenção feitas à data para a necessidade de centrar as preocupações governativas na temática do desenvolvimento e da valorização do interior, prioridades que oportunamente deu a conhecer em 2015 no nosso Guião para a Legislatura:

“(…)
 Lançar uma discussão sobre o modelo de organização política e de atribuição de competências entre os níveis central e local (regiões administrativas, municípios…), o qual deverá ter como condição um amplo compromisso político e social, potenciador de um verdadeiro impulso da dinamização económica e da coesão social e territorial;

 Garantir níveis de flexibilidade das políticas públicas nacionais e regionais, que permitam
estabelecer os adequados graus de territorialização em função das temáticas e das necessidades específicas das regiões e promover o seu capital endógeno;

 Garantir que sejam realizados os investimentos e obras estruturantes nas regiões em que as mesmas são imprescindíveis para o seu desenvolvimento;

 Assegurar uma adequada cobertura dos equipamentos económicos e sociais, melhorando os Serviços Públicos prestados e garantido uma efectiva igualdade de oportunidade aos cidadãos, independentemente da zona em que residam;

 Adequar o sistema de apoios e incentivos às empresas relativos à interioridade, de forma a que estes cumpram os objetivos de coesão, de desenvolvimento regional e de correção das assimetrias;

 Assegurar uma discussão e implicação efetiva dos Parceiros Sociais no acompanhamento e avaliação dos Programas Operacionais de âmbito regional, promovendo igualmente instrumentos financeiros e técnicos que permitam reforçar as capacidades e competências dos representantes dos Parceiros Sociais nas estruturas locais/ regionais;

 Promover a cooperação territorial a nível interno, mas também a cooperação inter-regional entre Estados, como é especialmente a situação das regiões transfronteiriças.”

O drama lembrado ainda hoje por todos os municípios atingidos pelos incêndios, e sobretudo daqueles em que se perderam vidas humanas, tornam hoje, mais do que nunca, a concretização destas reivindicações e o encontrar de um compromisso nacional que trace o caminho para a criação de um país mais justo e coeso em verdadeiros imperativos para a UGT, para os seus Sindicatos, para todos os actores políticos e sociais, para as regiões do interior e para todo o País.

O dia nacional em memória das vítimas dos incêndios florestais foi criado pelo Parlamento, por iniciativa de Eduardo Ferro Rodrigues e aprovado por unanimidade em 07 de junho, em resposta a um apelo da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande.

A escolha de 17 de junho para este dia é justificada por se tratar do "aniversário de um dos mais mortíferos e devastadores incêndios de que há registo", lembra o Presidente da Assembleia da República. "Com este dia pretende-se evocar os homens, as mulheres e as crianças que perderam a vida em 2017, mas, igualmente, todos quantos, ao longo da nossa história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal", pode lê-se no texto divulgado hoje no site do Parlamento.

O incêndio de 17 de junho, que deflagrou em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a municípios vizinhos, nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, e destruiu cerca de 500 casas, 261 das quais eram habitações permanentes, e 50 empresas.

Em 2017, morreram mais 100 pessoas nos incêndios florestais em Portugal.