SINTAP - Trabalhadores da Saúde em greve a 20 de Dezembro

2019-12-11
SINTAP - Trabalhadores da Saúde em greve a 20 de Dezembro

A ausência de respostas por parte do Governo, em particular dos ministérios da Saúde e das Finanças, no

que respeita à resolução dos inúmeros problemas vividos diariamente pelos trabalhadores dos hospitais EPE

e demais serviços na dependência ou tutela do Ministério da Saúde, conduzindo à progressiva degradação

das suas condições de trabalho e também da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, não deixa

outra alternativa senão a da convocação de uma greve para o próximo dia 20 de dezembro.

Leia no link abaixo o comunicado do SINTAP

Concertação Social - UGT: "Competitividade não pode continuar a crescer à custa de baixos salários"

2019-12-09

Os parceiros sociais regressaram esta segunda-feira, à mesa das negociações da concertação social, com vista à obtenção de um Acordo de Médio Prazo sobre Competitividade e Rendimentos, na qual foi também abordada as medidas do Orçamento do Estado para 2020.

Em declarações no final do encontro e transmitidas pela RTP3, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou que deve haver medidas de equilíbrio já no Orçamento do Estado deste ano, para os trabalhadores, face às medidas apresentadas pelo Governo de compensações às empresas.

O líder sindical afirmou que a competitividade das empresas tem de estar lado a lado com a valorização salarial dos trabalhadores.

Carlos Silva referia-se à questão apresentada pelo Executivo de querer uma “melhoria substancial” do IRS em 2022 e não já no Orçamento deste ano, questionando se “as empresas merecem já compensação em 2020, os trabalhadores têm de esperar por 2022?”

"No IRS, a mexida em escalões, eventualmente um novo escalão ou novos escalões, [e/ou] a melhoria das taxas intermédias de IRS só se verificará a meio da legislatura", revelou o Secretário-geral da UGT. Fazendo de seguida uma exigência: "Nós defendemos que se há medidas de compensação para as empresas, devem ser acompanhadas por medidas para os trabalhadores".

Carlos Silva avisou que, ou há mudanças ou a UGT não assina qualquer. “Ou há efetivamente uma alteração de paradigma no nosso país e na nossa economia, ou então não vale a pena discutir acordos. Porque se houver acordos que só incidam sobre a competitividade e não melhorem os salários a UGT não está disponível para subscrever qualquer acordo com base nesta premissa.”

O dirigente sindical deixou ainda um desafio ao Governo para que este “não empurre com a barriga para a frente" as medidas que podem melhorar o rendimento disponível dos trabalhadores em Portugal. "O Governo devia ir mais além na melhoria dos rendimentos dos trabalhadores, sobretudo da classe média", pediu.

(Fonte: RTP3)

UGT marca presença no 3.º Fórum Saúde Mental no Local de Trabalho

2019-12-06
UGT marca presença no 3.º Fórum Saúde Mental no Local de Trabalho

A UGT marcou presença no 3.º Fórum Saúde Mental no Local de Trabalho, que se realizou no dia 5 de Dezembro, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

A central sindical representada pela Secretária-geral Adjunta, Dina Carvalho, participou neste encontro que pretendeu contextualizar a importância da promoção da saúde e de bem-estar no local de trabalho, dando a conhecer iniciativas desenvolvidas com este objectivo.

Fórum TSF: UGT sobre a alteração da idade de Reforma

2019-12-03
Fórum TSF: UGT sobre a alteração da idade de Reforma

Em declarações ao Fórum TSF sobre a idade de reforma, a Secretária-geral Adjunta da UGT, Paula Bernardo, afirmou que há muito que a central sindical defende a definição de uma idade fixa para a idade de reforma, pela previsbilidade que este factor introduz, quer pela possibilidade de os trabalhadores poderem gerir a sua carreira contributiva.

Para a dirigente sindical é importante que esta matéria volte a ser revisitada em sede de concertação social. Aliás a questão da Segurança Social, no que dis respeito à sua sustentabilidade, ou a idade de reforma, foram algumas das matérias propostas pela central sindical na preparação da agenda da concertação social para a os próximos meses.

UGT homenageada no 2.º Aniversário do SINDEPOR

2019-12-01
UGT homenageada no 2.º Aniversário do SINDEPOR

O SINDEPOR (Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal) assinalou o seu 2.º aniversário este sábado, numa cerimónia que teve lugar em Évora, e na qual a UGT se fez representar pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pelo Secretário-geral Adjunto, Sérgio Monte, pelo Secretário Executivo, Luís Costa, e pelo assessor João Queiróz.

Durante a iniciativa, os quatro representantes da central sindical foram homenageados com a atribuição da condição de sócios honorários do SINDEPOR. Além dos dirigentes sindicais, a recém-eleita Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, foi igualmente agraciada com a atribuição do mesmo título honorífico.

Clique no link abaixo para aceder à Fotogaleria

Ver fotos (Flickr)