2019

UGT satisfeita com promulgação das alterações laborais para “combater precariedade”

2019-08-20

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou estar satisfeito com a promulgação das alterações ao Código do Trabalho pelo Presidente da República. Para o líder sindical era necessária uma “pedrada no charco para combater a precariedade”.

“Ficámos satisfeitos pelo Presidente da República entender na sua intervenção política e jurídica que não havia inconstitucionalidade no diploma. Levou bastante tempo este processo e é com satisfação e responsabilidade que vemos esta decisão”, afirmou Carlos Silva em declarações à Lusa.

O Secretário-geral explicou que este é um momento de “satisfação pragmática e realista”, referindo que esperava esta decisão do Presidente da República.

“Era necessário dar uma pedrada no charco em relação ao combate à precariedade. Fizemos isto para reduzir os períodos dos contratos a prazo, melhorar as condições de empregabilidade e estimular os empregadores a encontrarem o caminho que potencie a contratação sem termo”, frisou.

Greve dos Motoristas: UGT lamenta uso da Requisição Civil

2019-08-13
Greve dos Motoristas: UGT lamenta uso da Requisição Civil

A UGT Portugal lamenta que o governo tenha recorrido à Requisição Civil, pois restringe o livre exercício ao Direito à Greve dos Motoristas de Matérias Perigosas.

Ouça as declarações do Secretário-geral Adjunto Sérgio Monte à TSF:

(Fonte: TSF)

Greve dos Motoristas: UGT apela ao diálogo como forma de resolução do conflito

2019-08-13
Greve dos Motoristas: UGT apela ao diálogo como forma de resolução do conflito

A UGT apela ao regresso do processo negocial para resolução do conflito entre a ANTRAM e os Sindicatos, “a associação patronal [ANTRAM] está com uma posição muito rígida, dizendo que não se senta à mesa enquanto houver a greve, mas isso também não é uma posição que procure o diálogo”.

A UGT exige ainda uma avaliação independente do cumprimento dos Serviços Mínimos na greve dos Motoristas de Matérias Perigosas, “é preciso saber se de facto os serviços mínimos estão ou não estão a ser cumpridos, porque se estiverem a ser cumpridos esta requisição civil é ilegítima, disso não temos dúvidas” afirmou Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto da UGT em declarações ao Observador.

(Fonte: Observador)

Greve dos Motoristas: Requisição Civil iria inviabilizar o direito à greve

2019-08-08
Greve dos Motoristas: Requisição Civil iria inviabilizar o direito à greve

Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto da UGT em declarações à RTP, defende que apesar dos serviços mínimos decretados serem "um pouco acima, ou bastante acima, dos mínimos [...] que o governo fez bem em definir serviços mínimos, porque a alternativa era, obviamente aplicar a requisição civil" e essa sim seria uma forma de inviabilizar o direito à greve dos Motoristas de Matérias Perigosas.

(Fonte: RTP)

Newsletter UGT - Formação Profissional n.º3

2019-08-07
Newsletter UGT - Formação Profissional n.º3