CJ UGT na APDASC SUMMIT 2019

2019-01-20
CJ UGT na APDASC SUMMIT 2019

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, foi convidado no passado sábado para participar na APDASC SUMMIT promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, para debater o Emprego e o Estatuto do Animador Sociocultural.

Na sua intervenção o jovem dirigente sindical reafirmou a importância do papel dos sindicatos na sociedade portuguesa, na defesa do pluralismo, dos direitos e da democracia, na luta por melhores condições de vida e de trabalho. Além disso teve ainda oportunidade de defender a necessidade de construção de sinergias entre estruturas sindicais e as associações no sentido de melhor defender os animadores socioculturais, numa clara definição do papel dos animadores nas IPSS’s e nas Misericórdias.

UGT na reunião de Reativação da Comissão de Modernização Administrativa

2019-01-18
UGT na reunião de Reativação da Comissão de Modernização Administrativa

A UGT esteve ontem presente na reunião da comissão de reactivação da Agência de Modernização Administrativa, com a representação do Secretário-geral, Carlos Silva, da Secretária-geral Adjunta, Paula Bernardo, e o Secretário Executivo, Carlos Alves.

Esta foi uma reunião presidida pela Ministra da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, que se fez acompanhar pelo Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa e que junto de uma ampla representação das organizações da sociedade civil, entre ordens profissionais, associações empresariais e parceiros sociais, tentaram auscultar os benefícios da implementação de novas medidas de simplificação administrativa.

Na sua intervenção, o líder da UGT alertou para a importância destas matérias para o desenvolvimento e modernização do país, contudo deixou a nota que além das medidas de simplificação será sempre necessário a valorização dos trabalhadores da Administração Pública, porque só com trabalhadores valorizados e reconhecidos nas suas carreiras poder-se-á ter uma melhor modernização administrativa nos serviços públicos.

Carlos Silva - Formação profissional e requalificação dos trabalhadores são essenciais para enfrentar a robotização

2019-01-17

O Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, ouvido pela Antena 1, sobre o estudo que a CIP apresenta hoje e que estima que a robotização põe em risco 1,1 milhões de empregos em Portugal na próxima década, afirmou que a formação profissional e requalificação dos trabalhadores são fundamentais para enfrentar esta alteração estrutural do mercado de trabalho.

Para o líder da UGT estas alterações devem ser discutidas em sede de concertação social e o movimento sindical nacional e europeu tem antecipado este fenómeno e refletido como se podem defender postos de trabalho.

O estudo, encomendado pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) ao McKinsey Global Institute e à Nova School of Business and Economics, traça um cenário preocupante nos sectores mais marcados por tarefas repetitivas e com um elevado potencial de automação, mas também dá conta de oportunidades em áreas como a saúde ou a construção.

Oiça as declarações do Secretário-geral da UGT no link abaixo.

Secretário-Geral defende que é possível alcançar entendimentos entre empresários e trabalhadores

2019-01-17

O Secretário-geral da UGT foi um dos convidados do Fórum Capitalizar, que teve lugar hoje no Museu do Oriente, para uma iniciativa conjunta do Jornal Económico e do Novo Banco.

O líder da central sindical participou num debate sob o tema “Investimento como factor de Sustentabilidade”, onde participou igualmente o Presidente da CIP, António Saraiva com a moderação do CEO do Novo Banco, António Ramalho.

Na sua intervenção, Carlos Silva defendeu a necessidade de investimento para a criação de emprego, considerando que é possível alcançar entendimentos entre empresários e trabalhadores para a criação de riqueza.

Carlos Silva salientou que “para a criação de emprego é fundamental que hajam empresários que invistam. Não há postos de trabalho se não houver essa assunção de risco”.

Além da participação do Secretário-geral no debate, estieveram também presentes nesta conferência os Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte e Paula Bernardo, bem como os Secretários Executivos, Carlos Alves e Luís Filipe Costa.

UGT presente na Conferência da CIP sobre o Futuro do Trabalho

UGT presente na Conferência da CIP sobre o Futuro do Trabalho

Uma delegação da UGT representada pela Secretária-geral Adjunta, Paula Bernardo, e pelo Secretário Executivo, Carlos Alves, esteve presente na Conferência promovida pela CIP (Confederação Empresarial de Portugal), onde foi apresentado o estudo “Automação e o Futuro do Trabalho em Portugal”, que se debruçou sobre o impacto da automação no futuro do trabalho e apontou os desafios que se colocam no processo de transição para a era digital e os efeitos nas qualificações e salários dos trabalhadores.

O estudo antecipa um cenário em que, neste contexto, a massificação dos “robôs” (em rigor, tecnologias como as da robótica e da inteligência artificial, entre outras) poderá levar à eliminação de 1,1 milhões de empregos em Portugal — e, em compensação, serão criados entre 600 mil e (os mesmos) 1,1 milhões de novos empregos, no melhor cenário. A investigação conclui, também, que 1,8 milhões de trabalhadores irão necessitar de melhorar as suas competências ou mudar de emprego nos próximos 11 anos.

Na sequência deste estudo e num comentário para a Antena 1, o Secretário-geral da UGT referiu que a chave para a defesa dos postos de trabalho face à globalização da automação está na melhoria das competências através da formação profissional.