UGT - Comunicados

Notícias

2018

UGT-Braga na apresentação do projecto DesPreConceito

2018-12-01
UGT-Braga na apresentação do projecto DesPreConceito

A UGT – Braga foi convidada para participar, no dia 30 de novembro, na apresentação do projeto DesPreConceito. Este projeto é um projeto da Geração Tecla.E6G, financiado no âmbito do Programa Escolhas e promovido pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga.

O projeto visa a reconstrução dos conceitos criados sobre as comunidades ciganas.

Este projeto, que contou com a parceria de Os Tais do Vídeo e o apoio da professora Maria José Casanova, surge do trabalho desenvolvido pela equipa do GT.E6G, no âmbito da atividade Oficinas de Fotografia e Vídeo, com o Grupo de Jovens Ativos Ciganos de Braga e concretizou-se de uma forma bastante participativa.

Com o grupo de jovens, ao longo de vários encontros, fizemos um levantamento das frases e expressões que frequentemente ouvem sobre o modo de vida dos ciganos. Depois de identificadas várias situações, que indicam preconceito e falta de informação por parte da sociedade maioritária, foram selecionados seis preconceitos que ocorrem com mais frequência.

Num segundo momento, os jovens construíram pequenos guiões que demonstram as situações que vivem e representaram-nos.

Paralelamente, fez-se um resumo de dados concretos e de informações sobre a história e cultura cigana com o objetivo de clarificar e ajudar a desconstruir os preconceitos existentes.

Assim surgem os seis vídeos de DesPreConceito que serão disponibilizados nas redes sociais e poderão ser utilizados como recursos em sessões formativas e informativas sobre História e Cultura Cigana.

Sendo o preconceito uma ideia prévia sobre uma pessoa ou um grupo de pessoas construída com base na informação existente, e percebendo que há pouca informação disponível sobre história e cultura cigana, entendemos que é importante disponibilizar mais informação, para que os conceitos possam ser actualizados. Assim, DesPreConceito visa a reconstrução dos conceitos criados sobre as comunidades ciganas.

Ver fotos (Flickr)