UGT - Comunicados

Notícias

2018

Parceiros sociais avaliam o Semestre Europeu

2018-11-14
Parceiros sociais avaliam o Semestre Europeu

Os parceiros sociais estão hoje reunidos no Conselho Económico e Social em Lisboa para fazer um balanço da implementação do Semestre Europeu em Portugal e para orientar perspetivas futuras nas áreas sociais e económica.

Relativamente às recomendações dirigidas a Portugal pelo Conselho Europeu, os parceiros sociais irão debater as questões da sustentabilidade das finanças públicas, do financiamento da economia e o ambiente empresarial e do mercado de trabalho e das questões sociais.

Neste último ponto, confederações sindicais e patronais avaliam a recomendação do Conselho Europeu para que se tomem medidas no sentido da promoção de um quadro propício à contratação de trabalhadores com base em contratos de duração indeterminada, mediante uma revisão do quadro jurídico sujeita a consulta com os parceiros sociais. Também em avaliação estará o aumento das qualificações da população, nomeadamente com o alargamento da componente de formação nos programas de qualificação profissional.

A UGT está representada neste encontro pelo Secretário-geral, Carlos Silva, pelos Secretários-gerais Adjuntos, Paula Bernardo e Sérgio Monte, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, pelo Secretário Executivo, Carlos Alves. Integram ainda esta delegação o Secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, o Director do CEFOSAP, Jorge Mesquita, e a Presidente da Ala de Quadros, Elizabeth Barreiros.

Ver fotos (Flickr)