UGT - Comunicados

Notícias

2018

Grande manifestação dos TSDT em Lisboa

2018-10-30
Grande manifestação dos TSDT em Lisboa

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) estiveram ontem em greve, num protesto contra a estrutura de carreira imposta pelo Governo, que é para os profissionais completamente desajustada e injusta.

Numa clara manifestação do seu descontentamento, centenas de TSDT manifestaram-se desde a Praça do Marquês de Pombal até à Assembleia da República, com o objectivo de sensibilizar o Governo, os deputados e a opinião pública para a justiça das suas reivindicações.

 A greve dos TSDT, a quarta este ano, e que teve uma forte adesão afectou todos os serviços de saúde, especialmente os blocos operatórios, altas e internamentos hospitalares, diagnósticos diferenciados, planos terapêuticos em curso e distribuição de medicamentos.

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE), pelo Sindicatos dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP), ambos filiados na UGT, e também pelo Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) e pelo Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses (SFP).

A Secretária-geral do SINDITE, Dina Carvalho, e o Secretário-geral do SINTAP/FESAP, José Abraão unidos na manifestação protestaram contra a intenção do Governo de encerrar o processo negocial da revisão da carreira, sem acordo das organizações sindicais e exigiram a adequação da tabela salarial às habilitações profissionais destes trabalhadores.

Ver fotos (Flickr)