UGT - Comunicados

Notícias

2018

Morreu Manuel Jerónimo, Presidente do MODERP

2018-10-01
Morreu Manuel Jerónimo, Presidente do MODERP

Foi com grande pesar que a UGT recebeu a notícia do falecimento do nosso querido amigo e camarada Manuel Ferreira Jerónimo, cujo percurso de vida se confunde com a história do Movimento Sindical nos últimos 70 anos.

Operário na Lisnave desde muito jovem, cedo se entregou à causa dos trabalhadores tantas vezes enfrentando a polícia de choque do Estado Novo, nas duras lutas em finais doa anos 60.

Grande defensor dos direitos de cidadania protagonizou desde o 25 de abril de 1974, a defesa duma Central Sindical democrática onde tivesse cabimento todas as sensibilidades e soube interpretar a necessidade de concretizar esse caminho deixando para trás a irredutível unicidade sindical.

Militante socialista, amigo pessoal de Mário Soares, desempenhou várias funções no Partido Socialista, exercendo funções de deputado na VII legislatura (1995-1999).

Fundador da UGT em 1978 esteve sempre ligado à organização, exercendo vários cargos nos seus Órgãos e desempenhando ainda a função de Presidente do MODERP.

Chefe duma unida família nunca abdicou dos seus princípios e valores desdobrando-se em distintas funções sempre com o mesmo sentido do dever.

Pela amizade e companheirismo que eram seu timbre, a UGT saberá honrar a sua memória e registar o seu exemplo pela grandeza de carácter e o companheirismo atento e solidário que sempre pautou a vida de Manuel Jerónimo. 

Nesta ocasião de perda para todos quantos conviveram, no Movimento Sindical Democrático, com Manuel Jerónimo, a UGT apresenta à família mais sinceras condolências pelo seu falecimento.

Informamos que o corpo se encontra em câmara ardente, hoje, a partir das 16horas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora Mãe de Deus da Buraca, na Praça Luís de Camões, 8, na Amadora.

O funeral realiza-se amanhã às 10h30 no mesmo local, seguindo depois o corpo para o cemitério da Ajuda, em Lisboa.