UGT - Comunicados

Notícias

2018

UGT debate os Fundos de Pensões e a sua criação ao nível da Negociação Colectiva

2018-04-11
UGT debate os Fundos de Pensões e a sua criação ao nível da Negociação Colectiva

A UGT realizou nos dias 10 e 11 de Abril, uma acção de sensibilização destinada a negociadores sindicais subordinada ao tema “Fundo de Pensões e a sua Criação ao Nível da Negociação Coletiva” na qual foi abordada a importância dos regimes complementares, individuais ou coletivos, na sustentabilidade futura do sistema de Segurança Social, dando especial enfoque ao Regime Previdencial, normalmente designado como Regime Contributivo.

O primeiro dia foi essencialmente dedicado à experiência sindical existente nesta área, e às perspectivas que as entidades gestoras dos fundos de pensões detêm relativamente à gestão e ao futuro funcionamento destes regimes complementares.

Num primeiro painel, composto pelos Presidentes e Secretários Gerais da área Financeira e do Sector Empresarial do Estado, foram abordadas as suas experiencias ao nível da negociação colectiva nomeadamente quanto ao processo de criação, funcionamento e gestão destes regimes complementares nos respectivos sectores.

No dia 11, os oradores convidados abordaram os vários modelos de repartição e de capitalização conhecidos na Europa, para o regime de pensões, assim como as vantagens e vicissitudes do nosso Regime Previdencial, sobretudo na ótica da sua sustentabilidade futura.

Esta acção pretendeu ser a base para uma reflexão mais profunda sobre os caminhos e linhas orientadoras no sentido do reforço estrutural do sistema de Segurança Social, e do aprofundamento, adequação e diversificação das suas fontes de financiamento, e de uma proteção social mais justa e eficaz, ajustada às novas realidades sociais.

Esta foi uma iniciativa realizada no âmbito do POISE, visando a promoção da sustentabilidade e a qualidade do emprego.

Aceda no link abaixo à Fotogaleria

Ver fotos (Flickr)