SITESE - Greve dos trabalhadores dos hipermercados

2018-04-02
SITESE - Greve dos trabalhadores dos hipermercados

Os trabalhadores de vários hipers e supermercados por todo o país estiveram este domingo de Páscoa em greve. Entre os motivos para a paralisação, o SITESE indica o "respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa", o "trabalho digno", a "conciliação da vida familiar com a vida profissional" e o "fim da precariedade".

No seu comunicado emitido a 23 de Março, o SITESE explicou que tinha convocado greve "à prestação de trabalho para os trabalhadores dos setores do comércio, escritórios e serviços, nomeadamente nas empresas filiadas na APED -- Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição", onde estão as empresas donas de supermercados e de muitas lojas presentes em centros comerciais.

O sindicato quer ainda "aumento dos salários", o "respeito e exigência do cumprimento integral da negociação colectiva", o "fim imediato dos bloqueios à negociação colectiva" e "um diálogo social assente no cumprimento efectivo dos compromissos assumidos e a assumir".

A adesão à greve rondou os 60%, tendo sido encerrados vários hipermercados das cadeias Jumbo, Continente e Pingo Doce.

Leia o pré-aviso do SITESE no link abaixo.