UGT quer salário mínimo acima dos 600€ em 2019

2017-09-23
UGT quer salário mínimo acima dos 600€ em 2019

O Secretário-geral da UGT defendeu este sábado na sessão de encerramento do III Congresso da UGT-Guarda que o Governo tem margem orçamental para ir mais longe no aumento do salário mínimo.

"Se o país cresceu, se os últimos dados publicados pelo INE dão conta de um crescimento económico de 3% no último trimestre porque razão não havemos de propor um salário mínimo de 585 euros [para 2018]? ", disse Carlos Silva. O líder da UGT disse ainda que "entendemos que para 2019 há condições de ir para além dos 600 euros e vamos defendê-lo na concertação social".

O Secretário-geral da central sindical considerou ainda que o Governo deve prestar esclarecimentos aos sindicatos sobre o processo de descongelamento de progressões nas diversas carreiras da administração pública.

“Em 2016 foram revertidos os cortes salariais, vão terminar algumas situações, […] mas para 2018 as pessoas têm necessidade de perceber que, se desde 2010 não há descongelamento de progressões nas carreiras, o que é que estamos a aguardar para 2018?”, disse o responsável citado pela Lusa.

TSF: Sérgio Monte sobre Reformas a Tempo Parcial

2017-09-20
TSF: Sérgio Monte sobre Reformas a Tempo Parcial

Intervenção do Secretário-Geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, no "Fórum TSF" sobre Reformas a Tempo Parcial.

Ver vídeo (Youtube)

UGT de luto - Faleceu José Pedro Adrião

2017-09-18
UGT de luto - Faleceu José Pedro Adrião

Foi com profundo pesar que a UGT tomou conhecimento do falecimento de José Pedro Adrião e apresenta as mais sentidas condolências à sua família.

Como cidadão destacou-se pela forte e empenhada actividade cívica e militância sindical, desde a sua juventude como emigrante, dedicando a sua vida à defesa dos direitos dos trabalhadores.

Primeiro presidente da UGT-Leiria, à data da sua fundação, José Pedro Adrião foi operário na indústria vidreira, na zona de Alcobaça e dirigente sindical do SINDEQ - Sindicato das Indústrias e Afins.

A UGT orgulha-se de ter contado com a sua participação como dirigente nos órgãos nacionais da Central.

Neste momento difícil para a família e amigos de José Pedro Adrião, a UGT reafirma os seus pêsames pelo desaparecimento deste grande dirigente sindical.

UGT debate a Igualdade de Género em Ponta Delgada

2017-09-16
UGT debate a Igualdade de Género em Ponta Delgada

A UGT em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Ordem dos Médicos  e o SINDITE (Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica), filiado na UGT, e sob a coordenação do Prof. Catedrático Rui Nunes, da Faculdade de Medicina do Porto, organizaram mais uma sessão de um ciclo de conferências que visa debater a questão da igualdade de género, nas suas diversas vertentes.

A sexta ediçao que teve lugar em Ponta Delgada abordou as causas e consequências da igualdade de género, bem a interpretação desta questão nos territórios de baixa densidade.

A sessão de abertura, presidida pela Secretária Regional da Segurança Social, Andreia Costa, contou ainda com a presença do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, bem como do vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Fernando Fernandes.

Ver fotos (Flickr)

SINDEL assina acordo com a Electricidade dos Açores

2017-09-15
SINDEL assina acordo com a Electricidade dos Açores

O SINDEL (Sindicato Nacional da Indústria e Energia) assinou hoje, com a presença do Secretário-geral da UGT, um acordo com a EDA – Electricidade dos Açores.

Este acto é o culminar de um processo iniciado em Maio, quando um grupo de trabalhadores desta empresa procuraram o SINDEL no sentido de promover a instalação deste sindicato na região. Em junho, uma delegação do sindicato deslocou-se a Ponta Delgada e teve oportunidade de se encontrar com o Presidente da elétrica açoriana e de estabelecer relações de cooperação com a UGT local.

O dia de hoje assinala formalmente o alargamento da actividade de um sindicato da UGT nos Açores, assumindo-se já como o segundo mais representativo no grupo energético açoriano, com um número de associados que já ultrapassa uma centena e meia.

Ver fotos (Flickr)