UGT - Comunicados

Notícias

2017

Reunião com P.M - Líderes sindicais na defesa de uma Europa Social

2017-12-01
Reunião com P.M - Líderes sindicais na defesa de uma Europa Social

Teve hoje lugar em São Bento, o encontro agendado entre os líderes sindicais da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), da UGT e da CGTP, com o Primeiro-ministro, António Costa.

Este encontro teve como objectivo, entre outros temas, abordar a importância de uma Europa Social, com destaque para o Pilar Social Europeu, recentemente aprovado, e a necessidade de o Governo português aplicar agora acções concretas. Em resposta a este desafio, o Primeiro-ministro demonstrou abertura para se darem passos nesse sentido.

Foi também analisada a necessidade de uma convergência dos salários a nível europeu e reafirmada a crítica às declarações da comissária europeia, Marianne Thyssen sobre o aumento do salário mínimo nacional em Portugal e os efeitos sobre o emprego, um tema que já tinha também merecido por parte da UGT a sua total rejeição.

No final do encontro, em declarações aos jornalistas, ambos os Secretários-gerais da CES e da UGT afirmaram verem com bons olhos a candidatura do Ministro das Finanças português à presidência do Eurogrupo.

Para Luca Visentini, a eleição de Mário Centeno representa uma viragem na política económico-financeira. “"Se o ministro das Finanças vencer será um passo na direção certa. A União Europeia precisa de pôr de lado as políticas de austeridade, apostando no investimento, no crescimento e no emprego", afirmou o Secretário-geral da CES.

Já o líder da UGT considera que a candidatura do ministro das Finanças português “é boa para Portugal, e é boa também para a Europa”. “A UGT vê com bons olhos a possibilidade de Mário Centeno ser presidente do Eurogrupo”, afirmou.