UGT - Comunicados

Notícias

2017

UGT assinala 39º aniversário com conferência sobre a Igualdade de Género

2017-10-29
UGT assinala 39º aniversário com conferência sobre a Igualdade de Género

A UGT realizou no passado dia 27 de Outubro, a última conferência sobre igualdade de género inserida num ciclo de iniciativas que a Central, juntamente com o SINDITE (organização sindical sua filiada), a Ordem dos Médicos e a Faculdade de Medicina no Porto promoveram pelo País.

A décima edição, que serviu também para assinalar o 39º aniversário da central sindical, contou com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que na sua intervenção afirmou que “apesar de muitos progressos verificados nas últimas décadas, persiste ainda uma enorme desigualdade no mercado de trabalho”. Para Vieira da Silva, as mudanças neste campo não estão a acontecer a um ritmo suficiente e necessário, destacando as diferenças no acesso ao emprego e as acentuadas desigualdades nos rendimentos.

Nas suas palavras, as diferenças salariais têm uma “pesada tradução na esfera privada, mas não podem ser desligadas da esfera pública” e caberá à contratação coletiva assumir um “papel chave” neste domínio.

No dia em que também se assinalou o 39º aniversário da UGT, o ministro anunciou que estará para breve a aprovação de uma proposta de lei que diz respeito à promoção da redução das desigualdades salariais”.

Já o líder da UGT, Carlos Silva, afirmou que estas iniciativas promovidas pretenderam mediatizar o tema e contribuir para o fim da desigualdade entre homens e mulheres quer no acesso a cargos públicos, quer em termos salariais.

O painel desta última conferência foi dedicado ao tema a Igualdade de Género e Cidadania e teve como principal oradora a catedrática Teresa Pizarro Beleza.

Ver fotos (Flickr)