UGT - Comunicados

Notícias

2017

MOÇÃO - UGT APOIA LUTA DOS SEUS SINDICATOS NA PORTUGAL TELECOM

2017-07-20
MOÇÃO - UGT APOIA LUTA DOS SEUS SINDICATOS NA PORTUGAL TELECOM

A UGT tem acompanhado com especial atenção a situação na Portugal Telecom, em que a nova proprietária – a Altice – se prepara, como é cada vez mais claro para o País, para levar a cabo o despedimento encapotado de um elevadíssimo número de trabalhadores.

A atitude da empresa, visando passar para empresas externas uma parte significativa da sua actividade, numa estratégia que é apenas de maximização de lucros, deve ser contestada e contraria o compromisso de não despedir trabalhadores que a própria Altice assumiu perante os portugueses quando adquiriu a PT.

A UGT classifica como inadmissível uma actuação que visa operar a redução de custos à custa dos direitos dos trabalhadores, incluindo os que resultam da negociação colectiva livremente acordada com os sindicatos ao longo de muitos anos, e que, em última instância, em nada mais se traduzirá que no desmantelamento da PT, retirando-lhe valor e conhecimento e colocando em causa o interesse estratégico que a empresa sempre teve para Portugal.

Mais, devemos condenar qualquer forma de pressão e assédio moral sobre os trabalhadores, que os force a uma decisão entre o desemprego e a redução das suas condições de vida e de trabalho.

A UGT apoiará todas as formas de luta que forem entendidas como necessárias para a defesa da PT e dos seus trabalhadores e associa-se e apoia, desde já, a Greve convocada pelos seus sindicatos para 21 de Julho de 2017, no justo e legítimo exercício de um direito que esperamos que a própria Altice reconheça e respeite.

A UGT, saudando a intervenção do Primeiro-Ministro em reprovação da postura assumida pela Altice, deve ainda assim instar o Governo a uma actuação firme que ponha cobro ao processo e às práticas abusivas em curso, salvaguardando a dimensão estratégica da empresa para Portugal, a qualidade dos serviços aos cidadãos e o pleno respeito pelos direitos dos trabalhadores.

A UGT apela a todos os dirigentes e activistas sindicais que manifestem a sua solidariedade para com esta luta, juntando-se à concentração que terá lugar no dia 21 de Julho às 13h30m em frente ao Edifício da PT em Picoas (Lisboa).

Em defesa da Portugal Telecom
Em defesa dos trabalhadores
Em defesa dos cidadãos
Em defesa de Portugal

Figueiró dos Vinhos, 20 de Julho de 2017