Mensagens de condolências pela morte de Miguel Pacheco

2017-02-24
Mensagens de condolências pela morte de Miguel Pacheco

A UGT recebeu inúmeras mensagens de condolências pela morte do primeiro presidente da UGT, Miguel Pacheco.

Do Presidente da República, a ex-dirigentes da UGT, passando pelos actuais presidentes e secretários-gerais dos sindicatos e uniões, todos quiseram deixar a sua homenagem àquele esteve na génese do projecto sindical plural, democrático e livre, de seu nome: UGT.

"Apresento as minhas condolências à União Geral de Trabalhadores pelo falecimento de Miguel Pacheco. Primeiro Presidente da UGT, que sempre se bateu pela afirmação de um sindicalismo democrático no nosso País e cuja vida sempre se pautou pela defesa dos direitos dos trabalhadores e pela construção de um Portugal mais justo."

Por Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa

"O Secretariado Regional da UGT-Açores envia  os seus pêsames e sentimentos de solidariedade."

"A UGT-Madeira, movida pelo particular sentimento de tristeza nesta hora de dor pela “perda” do nosso 1º Presidente da UGT, MIGUEL PACHECO, vem, por aqui, formular sentidas condolências em particular aos seus familiares, e em geral à UGT nacional e a todas as Uniões espalhadas pelo nosso País."

"Os Corpos Sociais da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários apresentam sentidas condolências à família."

"Lamento a infausta notícia do decesso de Miguel Pacheco, com quem compartilhei os primeiros anos da UGT, até 1984. Desde já apresento os meus sentidos pêsames aos atuais dirigentes dessa Central Sindical, que ajudei a fundar, bem como à família daquele." ex-dirigente da UGT, Jorge da Paz Rodrigues.

Estas são uma pequena amostra do número de mensagens endereçadas à Central. Além destas, outras entidades e pessoas quiseram deixar as suas palavras de homenagem:

- João de Deus Gomes Pres, ex-presidente da UGT (mandato 2009-2013)

- Elisa Damião, ex-dirigente da UGT

- José Nóbrega Ascenso, ex-dirigente da UGT