Morreu o Primeiro Presidente da UGT - Miguel Pacheco

2017-02-22
Morreu o Primeiro Presidente da UGT - Miguel Pacheco

Foi com profundo pesar que a UGT tomou ontem conhecimento da morte do seu primeiro Presidente, Miguel Pacheco, que exerceu o seu mandato de 1979 a 1984.

O funeral do antigo presidente da UGT realiza-se sábado, dia 25 de fevereiro, pelas 11 horas, no cemitério do Lumiar.

O corpo estará em câmara-ardente na Igreja de São João Baptista (Lumiar) a partir de dia 24 de fevereiro (sexta-feira), pelas 10h30.

Recorde-se que Miguel Pacheco, dirigente do SBSI (Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas) foi eleito no 1º Congresso da UGT que teve lugar na cidade do Porto, em 1979.

Este congresso ocorreu num momento histórico para o movimento sindical logo após a cisão com a Intersindical e permitiu à UGT constituir-se formalmente, com a eleição dos seus órgãos sociais nacionais, numa clara afirmação de um projecto de sindicalismo novo, que visava reivindicar a melhoria qualitativa das condições de vida dos trabalhadores portugueses.

O antigo presidente da UGT esteve também presente num momento histórico para o movimento sindical, a nível mundial, aquando da filiação da UGT na CISL (Confederação Internacional de Sindicatos Livres*), a 17 de Novembro de 1979, quando por unanimidade, o comité executivo desta organização aprovou a entrada da UGT na maior confederação sindical mundial à data.

O Secretariado Executivo da UGT, em nome de toda a Central sindical, transmite à família enlutada e ao SBSI, seu sindicato de sempre, os mais sentidos pêsames, e saberá honrar, nos órgãos nacionais e no próximo Congresso de Março, no Porto, a sua memória e o seu legado ao movimento sindical plural e democrático que a UGT e os seus filiados representam, em Portugal e no Mundo.

*Confederação extinta em 2006 com a fusão com a Confederação Mundial do Trabalho (CMT) dando origem à actual CSI (Confederação Sindical Internacional)